Nova escola municipal triplica número de vagas em Pirajá

Desde 2013 houve obras de construção, reconstrução e reforma em 223 unidades escolares da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 07:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Será inagurada nesta terça-feira (23), às 9h, a Escola Municipal Adilson de Souza Galo, no bairro de Pirajá.  A entrega ocorrerá na nova unidade de ensino, situada na Rua das Rosas, S/N, ao lado da Escola Gente Miúda. A escola municipal, que será inagurada pelo prefeito ACM Neto, funcionava em uma casa alugada, contava com quatro salas de aula e tinha capacidade para atender 110 alunos. Com a construção do novo prédio, a 300 metros do antigo, a unidade passou a ter nove salas e a atender 330 alunos, o triplo da quantidade antes da reforma.  

A estrutura foi erguida em uma área de 782 metros quadrados, com um investimento de R$ 2,2 milhões. A nova escola tem depósito, cozinha, sala de leitura, sala de professores, diretoria, despensa, secretaria e sanitários, inclusive para pessoas com deficiência, dentre outros ambientes. O ensino abrange da Pré-escola (do grupo 4 ao 5, nos turnos matutino e vespertino) ao Fundamental I (do 1º ao 5º ano nos turnos matutino e vespertino).

Desde 2013, segundo a prefeitura, houve obras de construção, reconstrução e reforma em 223 unidades escolares da cidade - o que ultrapassa 50% do total da rede. Em 2016, Salvador foi a capital que mais cresceu na educação básica – subiu 9 posições no ranking nacional. A nota da capital baiana cresceu de 4,0 para 4,7 no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Nos anos finais (Ensino Fundamental 2), a nota saltou de 3,0 para 3,4, um crescimento de mais de 10%.