NYT: Brasil vai à extrema direita; veja repercussão internacional

El País classifica Bolsonaro de "ultradireitista" e alemães analisam clima na América Latina

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2018 às 22:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A eleição neste domingo (28) de Jair Bolsonaro (PSL) foi notícia em diversos sites de jornais internacionais, que destacaram os resultados das urnas no Brasil. Veja como alguns deles anunciaram a vitória do candidato:

O americano New York Times destacou na sua primeira página a eleição de Bolsonaro, que classificou como um "populista de extrema-direita". A matéria destaca que depois de eleger por quatro vezes seguidas candidatos de esquerda, os brasileiros resolveram mudar o rumo e optar por outro caminho. (Foto: Reprodução) O Wal Street Journal, também dos EUA, segue linha parecida. "Populista de extrema-direita ganha eleição presidencial no Brasil", destaca o título. O jornal afirma que Bolsonaro entra em fila longa de populistas que estão sendo eleitos e afirma que a campanha foi uma das mais turbulentas do país recentemente. 

O espanhol El País classifica Bolsonaro de "ultradireitista". "Com esse estilo de homem duro que chama as coisas pelo seu nome que tanto triunfa nestes tempos (veja o Trump americano, o Orban húngaro, o Putin russo, o Duterte filipino, o Erdogan turco ...), este capitão nostálgico da ditadura, na reserva desde o final dos anos 80, conseguiu capitalizar a indignação que embarga muitos dos brasileiros, o desencanto de sempre com a classe política, a raiva com a corrupção que come todos os partidos; um enfado generalizado de que se aproveitou Bolsonaro, apresentando-se como exemplo de limpeza", afirma o jornal.

Bolsonaro é a manchete principal também do Spiegel, um dos principais da Alemanha. O presidente eleito é classificado de populista de direita. A matéria afirma que Bolsonaro prometeu uma mudança radical no país As declarações racistas e homofóbicas dele são lembradas, assim como sua defesa do período da Ditadura Militar. O também alemão Süddeutsche Zeitung também classifica Bolsonaro como candidato de ultradireita e o chama de "Trump tropical". Uma matéria relacionada analisa porque a América Latina vê nova ascenção de populistas ao poder. Der Spiegel traz eleição na manchete (Foto: Reprodução) Já o francês Le Monde manchetou: "Presidente eleito Jair Bolsonaro promete 'mudar o destino do país". Segundo a matéria do periódico, Bolsonaro se apresentou como alguém antissistema, preocupado com segurança e corrupção, e atraiu o eleitorado com seu discurso. O também francês Le Figaro destacou a eleição de Bolsonaro, citando-o também como mais um candidato populista a ser eleito, com ênfase para a importância do voto evangélico. (Foto: Reprodução) O "Corrierre della Serra" deu grande destaque à eleição de Bolsonaro, lembrando que ele tem origens italianas. Há matérias com suas frases mais polêmica e também com análise de sua ascensão ao poder. O La Repubblica, do mesmo país, lembra também que Bolsonaro prometeu entregar à Itália Cesare Battisti, condenado no país por terrorismo.

O britânico The Guardian fez cobertura em tempo real da eleição presidencial e fez matéria com um perfil do presidente eleito. Afirma ainda que a extrema-direita conquistou os brasileiros.