Feijão, arroz e carne, novo restaurante popular entra em operação em Periperi

Unidade entregue pela prefeitura também oferece cadastro em programas sociais

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 26 de abril de 2024 às 14:59

Prefeito e secretário visitam as instalações do restaurante Crédito: Betto Jr. / Secom PMS

Um novo restaurante popular foi inaugurado em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta sexta-feira (26). Batizado de Vida Nova, ele oferece 450 refeições gratuitas por dia, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. O atendimento é por ordem de chegada e não é permitido levar o almoço para casa. Esse foi o 4ª restaurante popular entregue pela prefeitura, depois de Pau da Lima, São Tomé de Paripe e Águas Claras. Outros seis restaurantes populares estão previstos para serem inaugurados. Segundo o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e lazer (Sempre), Júnior Magalhães, as próximas unidades serão implantadas nos bairros de Mares, Sussuarana, Fazenda Coutos, Valéria, Pernambués e São Cristóvão. Os 10 restaurantes, juntos, vão distribuir quase 5 mil refeições por dia.

Na unidade de Periperi, o espaço é climatizado, tem sala de apoio, sanitários, bebedouros, cozinha e área de alimentação. O Restaurante Popular Vida Nova fica na Rua Dr. Almeida. Juntas, as quatro unidades conseguem oferecer cerca de 2 mil almoços por dia, e o objetivo é priorizar pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, como Marizete Leite, 56 anos, que está desempregada e vive de favor na casa de uma amiga.

“Ter o que comer pode parecer uma coisa simples para muita gente, mas, para outras pessoas, isso ainda é um luxo. A gente precisa desse tipo de ação, de emprego e alimentação, e quem reclama é porque está de barriga cheia. O cheiro está bom”, disse a mulher, enquanto aguardava na fila que avançava por um quarteirão.

Trabalhadores durante a inauguração do espaço Crédito: Betto Jr. / Secom PMS

A escolha dos locais onde os restaurantes são implantados leva em consideração os dados socioeconômicos de cada região. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) fez a inauguração do espaço. Ele foi recebido por moradores e por uma roda de capoeira, e frisou que o local fará o acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (CRAS), ao Cadastro Único (CadÚnico) e a cursos de qualificação profissional.

“A pessoa que vier se alimentar será atendida por assistentes sociais, que vão ver se ela está no Bolsa Família ou não, para a gente cadastrar; se ela tem moradia ou não, para a gente cadastrar nos programas habitacionais ou incluir de imediato no Aluguel Social; se ela está com o filho ou filha matriculada na escola ou na creche; se ela pode participar de um curso de qualificação profissional, se a gente pode intermediar, através do Simm, uma vaga de emprego para a ela. Isso, sim, é programa social. As pessoas querem ter a condição de ganhar a vida com o seu trabalho”, explicou o prefeito.

Nesta sexta-feira, o cardápio de inauguração do restaurante teve como opções feijão, arroz, carne bovina, farofa, salada e suco de manga. 

“Nesta semana, saiu um dado do IBGE muito triste, que coloca a Bahia como o 6º estado de maior insegurança alimentar no Brasil, onde 4 de cada 10 pessoas estão em insegurança alimentar. É um dado muito triste, e ações como esta vêm para amenizar o sofrimento. Aqui, distribuímos refeições nutritivas de forma gratuita, sem nenhuma cobrança, nenhuma barreira de acesso”, afirmou.