Organizações abraçam a luta contra o câncer de mama

A proposta de sensibilizar colaboradores e público em geral amplia a participação de empresas na mobilização do Outubro Rosa

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 21 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que só esse ano, na Bahia, 2.870 mulheres descobrirão que estão com câncer de mama. Para favorecer o diagnóstico, o apoio e o tratamento, inúmeras empresas de diversos seguimentos se uniram desde o início do mês em torno do rosa, a cor de mobilização contra uma das doenças que mais vitima mulheres em todo o mundo: justamente o câncer de mama. Vale salientar que, além de valorizar a mulher, essas iniciativas de saúde e bem estar integram o rol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas.

No Brasil, uma das empresas pioneiras no apoio à causa é a Avon, por meio do Instituto Avon. Desde 2003, a organização divulga informações sobre o auto exame, diagnóstico e o tratamento, além de apoiar financeiramente projetos que facilitam e agilizam o acesso da população a exames que detectam a doença precocemente e diminuem o tempo de espera pelo diagnóstico e tratamento. Até o ano passado, foram R$ 70 milhões doados a 147 projetos, beneficiando aproximadamente 3,2 milhões de mulheres em todo o país. Na Bahia, o Instituto Avon desenvolve ações de combate ao avanço da doença na capital e interior (Foto:Paulo M Azevedo/ Arquivo Correio) No mês de outubro, parte das vendas do pão Nutrella Supreme 100% Integral é revertida para uma fundação que apoia mulheres em tratamento contra o câncer. Há três anos, a Nutrella apoia a Fundação Laço Rosa, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama, na defesa de direitos de pacientes e mantém o Banco de Perucas Online, que envia perucas gratuitamente para pacientes em tratamento contra o câncer.

Em Salvador, por exemplo, além do trabalho realizado pelas revendedoras que multiplicam as informações sobre a doença, o Instituto realiza inúmeras atividades de conscientização na capital e no interior. Nos últimos anos, o Instituto também tem levado para o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, uma roda gigante cor-de-rosa para despertar a atenção do público sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Antes de dar uma volta na roda, o público recebe informações sobre a doença e assiste a vídeos informativos.

A mobilização contempla ainda uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos para a realização gratuita de mamografias em mulheres com mais de 40 anos, através do SUS. Em 2017, mais de 89 mil pessoas receberam informações sobre a causa e 514 pessoas realizaram os exames de mamografia.

Sediada na Linha Verde do Litoral Norte baiano, a empresa Obrigado revestirá de rosa 400 mil embalagens da Água de Coco Natural (1L) para apoiar campanha Outubro Rosa. “Escolhemos o nosso principal produto para abraçar essa causa, pois pretendemos impactar o maior número de pessoas”, comenta Roberto Lessa, CEO da Obrigado.

Além da cor rosa, a embalagem contará com o logo e informações sobre a ONG Américas Amigas, entidade que tem como missão reduzir as taxas de mortalidade da doença no País. “Nosso objetivo é chamar a atenção de todos os consumidores para esse assunto e trazer ainda mais visibilidade para a ONG Américas Amigas, que desenvolve um projeto fundamental para prevenção e diagnóstico da doença”, reforça o executivo. A marca investiu mais de R$ 1 milhão para disponibilizar o produto nas principais redes de supermercados espalhados pelo Brasil.

Para ampliar o engajamento da conscientização sobre o câncer de mama, a Obrigado também irá apoiar a 6ª Caminhada e Corrida Outubro Rosa do Núcleo de Oncologia da Bahia. Organizada pela equipe Tuchê Runnes, a atividade acontecerá no domingo(21), às 7h30, no Parque da Cidade, em Salvador. O evento contará também com aula de zumba, fit dance e ginástica e terá distribuição de produtos Obrigado para a hidratação dos participantes durante e após a prova. Para saber mais sobre a corrida e fazer a inscrição, acesse o site: www.centraldacorrida.com.br/corridaoutubrorosa.

Também de olho na causa, a 99 POP entra como parceira do Hospital Martagão Gesteira e doará 10% do valor de todas corridas que forem realizadas em Salvador, no  domingo (21). A doação ajudará nas despesas regulares do hospital, que recebe anualmente 80 mil pacientes de toda a Bahia e realiza cerca de 500 mil atendimentos sempre de forma gratuita.

A rede de franquias AMÁVIA, o Shopping Piedade e a Clínica Seta também se uniram para garantir a confecção de perucas, durante todo o mês. Os clientes que desejarem, poderão doar seus cabelos na loja da Amávia, de segunda à quarta. Os cabelos arrecadados serão doados para os grupos Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI) e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/BA). “Apoiar esta causa é muito importante e a Amávia, uma empresa voltada para o cuidado pessoal, não poderia ficar de fora. Entendemos que o cuidado e carinho que temos com os cabelos podem ser transformados em força e garra para quem luta contra o câncer”, conta Ericka Gordiano, responsável pelo Marketing da empresa. O Jornal Correio vem acompanhando o factual sobre o tema na capital baiana, fazendo questão de registrar as expressões que marcam a passagem do Outubro Rosa (Foto: Arisson Marinho)

Rede Bahia

A Rede Bahia também abraçou a causa do Outubro Rosa tanto para o seu público quanto para os colaboradores. As ações são variadas e vão desde a elaboração de matérias jornalísticas nos veículos que integram a rede até ações específicas voltadas para sensibilizar os funcionários.

De acordo com a coordenadora de desenvolvimento organizacional de Rede, Mariana Cunha, as iniciativas integram o Programa Permanente Mais Vida, que contempla o desenvolvimento integral da saúde. “O projeto existe há dez anos e sempre prestigiamos o combate ao câncer de mama com ações que fortaleçam as informações e a sensibilização para os cuidados”, esclarece. No início do mês, por exemplo, especialistas de diversas áreas da medicina  explicaram como os fatores hereditários impactam no desenvolvimento da doença para os colaboradores da empresa, num evento que faltou espaço para abrigar os interessados.

A TV Bahia e a Fundação José Silveira também uniram forças para levar atendimento para mulheres soteropolitanas. O Jornal CORREIO* vem reforçando a cobertura dos fatos diários que envolvem o esclarecimento e as ações de combate pela capital baiana. Aliado a isso, o jornal tem chamado atenção dos cuidados com a adoção da cor rosa na capa do impresso. “Estamos sempre atentos para abrir espaço sempre que houver uma informação interessante e útil para a população”, finaliza a editora chefe Linda Bezerra. 

SERVIÇO

Meninas no Pedal 

1º Passeio Ciclístico Meninas no Pedal.

A programação do passeio ciclístico integra uma recepção com frutas e sorteio de brindes entre os inscritos.

Onde: A concentração será na Magalhães Neto, às 7h30. Magalhães Neto, Manoel Dias, Rio Vermelho, Garibaldi, ACM, Caminho das Árvores, retornando ao ponto de partida. 

 Na próxima terça (23), um ato simbólico de amarração de fitinhas rosa do Senhor do Bonfim, no gradil do Farol da Barra, está previsto para acontecer.