Os 10 melhores canais do YouTube (não óbvios) de 2017

O CORREIO fez uma lista variada que vai desde temáticas como filmes e séries até canais de finanças pessoais e saúde

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reproduções

Se o YouTube virou casa de profissionais desde antes de 2011, em 2017 o portal de vídeos ganhou ainda maiores destaques, sendo meio já costumeiro de entretenimento e aprendizado para as novas gerações. Renomados youtubers têm os nomes circulando grande na mídia, como são os casos de Whindersson Nunes e Felipe Neto, que reativou seu canal no final de 2016 e cresceu de 7 para 17 milhões de inscritos somente neste ano. Mas, com tantos destaques, é possível que, por vezes, a gama de variedades que o site contém, possa ser esquecida. Afinal, existem canais de covers, de gastronomia, de filosofia, de literatura, de cinema, de quebras de estereótipos e muitos outros com diferentes enfoques. Foi pensando em sair dos clichês e em relembrar esses tópicos diversos, que o CORREIO preparou uma lista não óbvia para os amantes do YouTube, com os destaques do ano que você, provavelmente, ainda não ouviu falar por aí. Confira as dicas (sem ordem de favoritos), que podem ser novas, mas acumulam nomes que estavam trabalhando um montão em 2017:

• Seja Uma Pessoa Melhor

Canal feito por uma pessoa que se declara como um amante de desenvolvimento pessoal. Os vídeos trazem resenhas de livros de autoajuda, ideias e dicas de estudo de forma indicada como 'simples e animada'. Apesar da não aparição do autor dos vídeos narrados, a dinâmica das edições ilustradas (em estilo draw my life) e a sensação de proximidade não ficam de fora para quem acompanha. As produções curtas são um prato cheio para reflexões relacionadas a todos os possíveis âmbitos da vida, indo desde quesitos profissionais (empreendedorismo) até as questões amorosas. Como a própria apresentação afirma “O canal é para quem sabe que sempre pode ser melhor”. Com vídeos filosóficos e novos em todas quartas, às 17h, e nos domingos, às 11h, o canal inclui contos curtos, metáforas, fábulas e diversas formas que geram lições e críticas rápidas. Apesar do tom de conselheiro, o canal traz curiosidades, dicas e fatos que se mesclam às visões apresentadas mais poeticamente, formulando possibilidades a serem escolhidas pelos seguidores.

• Ellora Haonne

A jovem de 19 anos busca a quebra de estereótipos, dos ditos 'padrões sociais' e de preconceitos como o machismo. Em vídeos e no Instagram, Ellora trata da autoestima sem photoshop, sem barriga encolhida e mostrando o que seriam fatores normais do corpo feminino e/ou humano. A youtuber ratifica o quanto beleza é algo relativo e o quanto valorizar as próprias curvas, gordurinhas e outros conteúdos que possam parecer defeituosos, é não somente questão de amor-próprio, como também de importância para a evolução social. Haonne brinca entre fotos com ou sem maquiagem, relembrando, ainda, que estamos lidando com uma época de extremos, já que há um julgamento de peso sobre futilidades, enquanto utilizar uma maquiagem ou fazer alguma plástica, pode ser também uma forma de autoconhecimento, contanto que haja a valorização da beleza quando estiver 'de pele de nua'. No primeiro vídeo da Ellora, listado acima, ela mostra quesitos do próprio corpo que foram distorcidos em algumas fotos por conta de angulações. A garota apresenta o quanto as imagens do Instagram e de outras redes podem ser enganosas. Por meio de um "tour" bem humorado pelo próprio corpo, ela mostra o que está por trás dos cliques de diversas influencers. Os truques de ilusionismo são citados: uma bela pose para a foto, a busca pelo melhor ângulo, a segurada da respiração, uma iluminação poderosa e incansáveis cliques. A youtuber faz um passo a passo reverso da perfeição. Ela desmascara até coisas simples como a postura corporal. 

Assim são os vídeos, as fotos, as legendas e as demais produção da instablogger: lembrando que existe semelhança nas diferenças e defeitos que não deveriam ser vistos como tais. Com empoderamento feminino e humano, Ellora tem feito seus vídeos circularem bastante também pelo Facebook, conscientizando homens e mulheres e quebrando tabus sexuais e de outros estigmas. 

• Minutos Psíquicos

"Psicologia, ciência e universo", eis os três pilares nos quais o Minutos Psíquicos debruça conteúdos. Desvendar ainda mais sobre o cérebro, aprofundar temáticas como depressão e mergulhar em demais teores biológicos e/ou filosóficos, fica ainda mais deleitoso a partir do canal. O espaço de curiosidades foi idealizado por três estudantes entusiastas da ciência que, unidos pela vontade de espalhar o conhecimento científico aos quatro cantos do mundo, alimentam o projeto. O canal é dividido entre quadros como Cérebro, Reflexões Psíquicas (uma série de vídeos que visa instigar a reflexão sobre assuntos já abordados no canal, aprofundando temáticas e emitindo, muitas vezes, bases motivacionais), Saúde Mental,  Mente Social (reúne vídeos falando sobre Facebook, preconceito, grupos, solidão, empatia, violência e muito mais), Cognição (aborda sobre emoções, raciocínio, pensamento, atenção, memória, otimismo, hipnose e afins), Filosofia, Biologia, entre outros tópicos. É bacana sempre confirmar as informações obtidas, já que são conteúdos delicados e, por vezes, pouco explorados pelos leigos. O fato dos estudantes não aparecem em vídeos e não divulgarem os nomes, pode ser uma problemática. Porém, o canal mantém atualizações em todas as quintas e não deixa de lado a interatividade com quem acompanha e comenta.

• Cátia Damasceno

Uma sexóloga que trata de conselhos amorosos dos mais variados tipos, que tira dúvidas sexuais e quebra tabus femininos. Esta é Cátia Damasceno. "A verdade é que assim como a maioria das mulheres da minha geração, eu tive a minha sexualidade reprimida durante toda a minha infância e adolescência, e, como era de se esperar, isso teve reflexos na minha vida adulta. Tive dois filhos muito cedo, não tinha nenhuma experiência e meu relacionamento começou a se desgastar… As coisas não aconteceram do jeito que eu sempre sonhei. Eu me separei logo depois do nascimento do meu segundo filho. Não foi nada fácil, eu tinha dois filhos pequenos e a minha autoestima estava muito fragilizada. À época eu já era formada em Fisioterapia e atendia mulheres que tinham dificuldades em retornar às relações sexuais após o parto. Pelas minhas próprias dúvidas e por perceber o quanto poderia ajudar, fiz especializações em relacionamento, sexualidade, sensualidade e saúde da mulher, e a minha clínica passou a atender várias mulheres que queriam aprender mais sobre os segredos dá ginástica íntima”. Leia a declaração completa de Cátia clicando aqui.

Com vídeos novos em todas as segunda e quintas, às 20h, e aos domingos, às 10h, Cátia trata de sexo e relacionamento como esses assuntos deveriam ser tratados: com naturalidade e sem preconceitos.

• Casa do Saber

O centro de debates e disseminação de conhecimento de São Paulo e Rio de Janeiro chegou ao YouTube. Maria Fernanda Cândido apresenta os professores da Casa do Saber em vídeos para endossar suas ideias e questionar suas certezas. Ciência, cinema, artes, filosofia, história, psicologia, relacionamentos e muito mais. Pensadores que agora você pode assistir quando e onde quiser abrangem impulsionamentos para vertentes como as pessoais e profissionais. O espaço é formulado para trocas evolutivas, portanto pode-se/deve-se discordar de alguns pontos com os pensadores, mas o bacana é buscar extrair deles as maiores releituras e inovações, amplificando teses e olhares. Veja dicas de outros canais que seguem o mesmo estilo (para aprender e refletir) clicando aqui. Outro canal de YouTube semelhante é o Território do Conhecimento, que apresenta palestras e ideias diversas de filósofos e pesquisadores como Leandro Karnal e Mário Sergio Cortella.

• Karol Pinheiro

"Karol Pinheiro é jornalista, trabalhou na revista Capricho por 7 anos, ama a Disney e acredita no poder do destino. Gosta de escrever sobre tudo o tempo todo e acha que, um dia, vai poder conhecer todos os lugares do mundo através do teletransporte. Aqui no Youtube, publica vídeos novos toda segunda, quarta e sexta", esta é a descrição do canal da jovem de 30 anos. Jovem, principalmente, pela energia transmitida. No canal, com uma empolgação ímpar, Karol aborda temáticas diversas, indo desde reflexões amorosas até quesitos como beleza e decoração. Sempre com tons reflexivos e animados, a ruiva busca compartilhar tudo de mais bacana que descobriu, alimentando dicas de compras ou de temáticas aleatórias (como filmes, livros e outras artes). A youtuber ainda faz vlogs de viagens e aborda balanceamentos sobre independência financeira e organização para quem mora sozinho.

• Tatiana Feltrin

Tatiana Feltrin é formada em Letras, é Tradutora e Intérprete pela UMESP, pós graduada em ensino de idiomas pelo Mackenzie, além de ser professora de inglês como segunda língua. A leitora ávida compartilha o amor pelos livros, e incentiva a leitura em vídeos há quase uma década. Com quadros como Livros de Vestibular e Grandes Autores, Tatiana não deixa de apresentar os livros mais diversos, saindo de leituras óbvias (sem deixar de formular críticas às obras atemporais mais aclamadas ou as mais citadas do momento). Com honestidade na ponta da língua, a youtuber pondera pontos positivos e negativos de todos os livros que lê e apresenta. Ela ainda se destaca pelo contato próximo com os seguidores, mantendo, ainda, o quadro Você Escolhe, no qual atende a pedidos para fazer novas resenhas.  As análises, que abordam todos os gêneros, desde não-ficção até biografias, não fazem com que fiquem de fora outras discussões no canal, como sobre temas relacionados à literatura e ao mercado editorial. Tati, por vezes, ainda trata de demais temas extras pelo canal, como é o caso de quando indica filmes e afins. Confira outros canais literários que valem a pena clicando aqui.

• Acabou de Acabar

. Gabriel Gaspar iniciou o Acabou de Acabar comentando filmes na saída do cinema. Com análises sucintas e com tentativas de não dar spoilers, o youtuber apresentava sempre as opiniões 'no calor do momento'. Ele faz críticas também no canal Pipocando, um dos que mais cresce em relação à temática. Para quem tem dúvidas do que irá contemplar ou de que filme escolher antes de ir ao cinema, o canal poderia servir de ajuda, ainda que seja esperado que uma opinião não bloqueie portas para novas tentativas. Com o tempo, no entanto, Gabriel foi ampliando as formas de gravar e opiniar. Os vídeos passaram a sair apenas daquilo que já seria óbvio para quem fosse assistir às tramas. O youtuber passou a abordar críticas que tratam de metáforas e outros quesitos sobre as obras verificadas. Além disso, criou quadros diversos, como é o caso do Críticas Retrô (em que analisa e traz curiosidades sobre filmes mais antigos) e Melhores e Piores do Ano.  Confira mais canais sobre filmes e séries clicando aqui.

• Carol Moreira

Carol Moreira é apresentadora Warner e, como seria de se esperar, devora filmes e séries. Mas não é só isso: além de ser cinéfila e 'seriadora', a jovem tem conhecimento alargado sobre diretores, elencos e curiosidades variadas que ocorrem por trás dos bastidores das tramas. A youtuber ainda tem um tom a mais para um 'plus' no canal de filmes e séries: ela pesquisa e lê bastante. Ou seja, em geral, os filmes e as séries que são baseados em livros, ganham análises compartivas e mais aprofundadas na voz de Carol. A jornalista também fica atenta a teorias dos fãs e outros aspectos inusitados sobre as tramas que aborda. Para os loucos por Game Of Thrones, por exemplo, ela apresenta pratos cheios sobre os quebra-cabeças e as possibilidades da série.  

• Me Poupe

O canal de Nathalia Arcuri, aborda diversas dicas e esclarecimentos sobre finanças pessoais, economia simplificada, consumo consciente e enriquecimento lícito. Além dos pontos agregados no espaço, ainda existem séries de postagens como a Vale ou não Vale?, que acontece no blog do Me Poupe! No segmento, Nathalia destrincha sobre brechós e outros locais de compras, citando as suas experiências e de outras pessoas e dando dicas sobre como economizar ainda mais em espaços semelhantes (impulsionando o fato de que "comprar menos, é ter mais"). Em alguns momentos, as indicações emitidas nos vídeos podem parecer clichês, mas na totalidade acabam recebendo novas singularidades, com indicações práticas. O canal é enriquecedor e, obviamente, serve para inspiração, não precisando ser seguido à risca, mas servindo de meio para autoconhecimento, novas experiências e testes que podem mergulhar em outros âmbitos dos caminhos.

• Drauzio Varela

Tudo bem, estamos no 11º canal da lista. Mas um extra pode, não é? O canal do Dr. Drauzio Varella não poderia falar. Ele é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, na qual foi aprovado em 2° lugar, conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV. É difícil que nunca tenha o visto na Globo ou ouvido seu nome por aí. Apesar do site de Drauzio conter elaborações/respostas mais aprofundadas e dele trabalhar também como colunista em outros meios, o canal não deixa de transmitir esclarecimentos de suma importância, podendo ser ouvido enquanto outras atividades do seguidor estão sendo concluídas. As respostas geralmente são curtas, objetivas e concisas, mas não dão sensação de incompletude e, na maioria dos casos, detalhamentos a mais podem ser encontrados em matérias do site do doutor. É fundamental, no entanto, lembrar que a medicina não é uma verdade absoluta e que por mais que tudo seja teia, descobertas e reformulações podem ser feitas, além de casos raros e/ou "extras" existirem. Por isso e demais fatores, é necessário que busque o seu médico para casos em ocorrência e melhores (mais direcionadas) pontuações. O canal serve de fonte para que dúvidas sejam clarificadas e curiosidades obtidas, podendo, justamente, gerar mais pesquisas, informações e questionamentos (que sempre são necessários) a partir dos pontapés.Extras Mais extras? Só mais um pouquinho, vai! Para quem não está encontrando espaço na agenda para ir à academia e está tentando fazer excercícios em casa, o canal  Exercício em Casa é uma boa pedida. Com professores qualificados, os vídeos são explicativos visualmente. O canal contém aulas completas de yoga, pilates, ginástica, alongamento, treinamento funcional, danças, ballet, dicas de nutrição e mais. O início de cada vídeo costuma exibir o tempo de duração do exercício, o nível de dificuldade – iniciante, intermediário ou avançado – e o gasto calórico aproximado de cada um deles. É importante lembrar, no entanto, que cada corpo tem suas demandas e o ideal é buscar um personal no início das atividades. Confira mais dicas de canais para uma saúde melhor clicando aqui. Para os amantes de culinária, o Cozinha Para 2 e o Ana Maria Brogui são duas indicações repletas de dicas práticas e com uma gama eclética de sabores e estilos para escolher. Por fim, para os apaixonados por inspirações profissionais e ideias inovadoras, os canais do TED Talks Brasil e da Endeavor reúnem palestras inspiradoras que contam histórias de vida e compartilham críticas sociais e teses consideradas como importantes pelas bancadas de seleção.