Parque Social vai capacitar agentes de empreendedorismo em Salvador

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 04:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Será lançado nesta quinta-feira (20) o Programa Agentes do Empreendedorismo, sob a responsabilidade do Parque Social. O programa será lançado pelo prefeito ACM Neto junto com o Negócio Pop, que vai possibilitar a liberação de linha de crédito de até R$ 15 mil para empreendedores de Salvador.

Na prática, será feita a capacitação de agentes que atuarão nas comunidades em busca dos empreendedores em potencial. Os agentes farão contato com lideranças das comunidades para ajudar a identificar os microempresários. Depois, vão encaminhar os negócios em potencial para o Banco do Nordeste, parceiro do Negócio Pop, junto com a Prefeitura de Salvador e o Sebrae.

A partir de então, os empreendedores serão orientados e será discutida a liberação do crédito. Se tudo estiver certo, o dinheiro sai em até sete dias úteis. A presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, conversou com o CORREIO e contou sobre o programa.

O que é esse programa e qual a finalidade dele? O programa é um estímulo ao empreendedorismo e faz parte do Negócio Pop, que integra o 7º eixo sobre inclusão do Salvador 360. Coube ao Parque Social conceber a tecnologia e a cogestão do programa. O objetivo é mobilizar, engajar e prospectar parceiros na comunidade, estimulando a cultura do empreendedorismo, apoiando o desenvolvimento de negócios reais, o acesso ao crédito e a qualificação.

Como vai funcionar o programa? Ele foi dividido em seis fases. Primeiro, será feita a capacitação teórica dos agentes. Eles vão conhecer a metodologia, a estrutura de trabalho, técnicas de comunicação, mobilização e desenvolvimento comunitário. Depois, vão conhecer o ambiente de trabalho e atuar nas comunidades em busca de parceiros potenciais, como lideranças comunitárias e outras pessoas que ajudem a difundir o programa. Eles farão a promoção de oficinas e palestras, e a identificação dos negócios em potencial.

Quantos serão os agentes de empreendedorismo? A formação será realizada em ciclos de um ano, sendo 90 agentes a cada ciclo. São estudantes de Administração ou Economia, com carga horária de 30 horas semanais e remuneração de R$ 1.076. No total, 79 deles vão atuar em escolas municipais, dez nas prefeituras-bairro e um na sede do Simm (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra).  

Quantos empreendedores a prefeitura espera cooptar através do programa? Nossa estimativa é realizar 20 mil atendimentos por ano e incluir 10 mil pessoas no Crediamigo. Além disso, firmar 2 mil parcerias ao ano nas comunidades para ajudar na divulgação do programa e na identificação dos negócios em potencial.

Existe previsão de quando a primeira turma será iniciada? O programa será lançado nesta quinta-feira (20) e as inscrições ainda serão abertas. Estamos finalizando o site do programa, mas os interessados podem consultar os detalhes no site do Parque Social. A primeira turma será iniciada em outubro.