Passageiros alertaram lanchas que pedra desabaria em MG; cinco pessoas morreram

Vídeo mostra momento em que parte da rocha cai em cima de três lanchas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2022 às 16:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Passageiros que estavam em outras lanchas tentaram alertar às demais embarcações que parte da rocha estava se soltando no Capitólio, na região sul de Minas Gerais, neste sábado (8). Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ouvir eles gritando, mas as lanchas que estão próximas aos cânions não conseguem se afastar a tempo. Pelo menos três embarcações foram atingidas deixando cinco pessoas mortas e ao menos 15 ficaram feridas.

Em outro vídeo, um turista que está em uma lancha mais distante percebe que a rachadura está se abrindo e alerta ao condutor da embarcação para sair de perto. "Puxa pra lá, corre galera", diz um passageiro antes da gravação ser interrompida. 

Acidente Pelo menos três lanchas foram atingidas neste sábado (8) por um talude que se soltou nos cânions de Capitólio, na região sul de Minas Gerais. Há registro de 15 feridos entre os turistas que passavam pelo local. O Corpo de Bombeiros está no local resgatando os feridos. Imagens mostram o momento que as embarcações estão passando e a pedra gigante se solta e cai rapidamente.Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por JORNAL CORREIO | BAHIA (@correio24horas)O local do acidente fica ao lado de um condomínio próximo ao Parque Nacional da Serra da Canastra. De acordo com o Jornal Hoje, três pessoas estão com ferimentos graves na Santa Casa de Passos, entre elas uma mulher com fraturas na face.  Outras seis estão com ferimentos leves no pronto socorro de São João da Barra. 

O Corpo de Bombeiros informou que houve uma "tromba d'água" perto das pedras, que acabaram caindo da altura de mais de cinco metros. Mais equipes de Passos e de Piumhi foram enviadas para ajudar na ocorrência.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que vai instaura um inquérito para investigar o acidente. "A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local", diz a nota.

Minas vive momento de tensão com as chuvas. Um dique da Mina Pau Branco chegou a transbordar na manhã de hoje, com a água invadindo a BR-040, que liga a capital Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.