PF realiza operação para afastar prefeitos de Pilão Arcado e Ipirá, na Bahia 

Investigação apura irregularidades na contratação de transporte escolar em seis cidades

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2018 às 07:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), realiza na manhã desta terça-feira (21) uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, todos na Bahia.

Além das cidades do interior do estado também acontecem buscas e apreensões em Salvador. Dois carros da Polícia Federal estão estacionados em frente à loja de móveis Shopping do Escritório, na região do Lucaia.

Os agentes, de acordo com os populares, chegaram ao local por volta das 6h. A loja permanece com as portas fechadas. De acordo com um funcionário, que preferiu não se identificar, a loja abre às 8h. Dois funcionários chegaram por volta das 7h40 e entraram na loja sem dar entrevistas.

Às 7h50, um dos funcionários saiu do local. De acordo com ele,  o agentes estão no segundo andar do imóvel. "Não podemos falar nada. Essa foi a orientação que eles (agentes) nos deram", disse.

Mais dois carros da Polícia Federal, um deles plotado, estacionou em frente à loja às 8h23. Dois agentes entraram no local - um carregava uma pasta.

Uma advogada, que preferiu não se identificar, chegou às 9h05 na loja. Ela tinha uma entrevista de emprego marcada para às 9h. O cargo oferecido pela loja exigia conhecimentos em licitações. "Eu mandei meu currículo tem algumas semanas e eles entraram em contato solicitando a minha presença para uma entrevista. Não faço a menor ideia do que está acontecendo".

Os agentes da PF levaram do local uma mochila, um computador e algumas pastas.

Houve ação da PF também no  conjunto residencial Villaggio Panamby, no Horto Florestal. As primeiras viaturas da PF chegaram no local por volta das 5h. Os agentes deixaram o conjunto por volta 9h. Não há informações sobre o que foi apreendido. (Foto: Divulgação/PF) De acordo com a PF, cerca de 90 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e nas residências dos envolvidos no esquema. Além disso, a PF informou que cumpre um mandado de prisão preventiva e dois mandados de afastamento do cargo de prefeito, por 10 dias, nos municípios de Pilão Arcado e Ipirá.

No total, 21 auditores federais de controle, da CGU, também participam das diligências.

Respostas Entre os citados, a prefeitura de Alagoinhas divulgou nota de esclarecimento. Segundo o texto, os policiais "visitaram" prédios da administração municipal com a finalidade de investigar possível fraude no processo de licitação e contratação da empresa WS para transporte escolar, "contrato firmado pela gestão anterior e que não vigora mais na administração atual". As demais prefeituras ainda não se manifestaram.Confira na íntegra nota de esclarecimento da prefeitura de Alagoinhas:"A Prefeitura Municipal de Alagoinhas esclarece que na manhã desta terça-feira (21) agentes da Polícia Federal (PF) visitaram os prédios da administração municipal com a finalidade de investigar possíveis fraudes no processo de licitação e contratação da empresa WS para transporte escolar, contrato firmado pela gestão anterior e que não vigora mais na administração atual.  Toda equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) colaborou com a ação deflagrada pela PF, fornecendo documentos necessários para a investigação, backups de arquivos e prestando esclarecimentos acerca de ex-gestores da pasta, conforme solicitado pelos agentes. Outra operação será realizada no município com a finalidade de verificar possíveis fraudes no processo de licitação e contratação da empresa vencedora para execução da obra de macrodrenagem no bairro Silva Jardim, também realizada pela gestão anterior. A Prefeitura de Alagoinhas tem colaborado com as operações facilitando o trabalho da polícia, como deve ser. Segundo informações da Polícia Federal o ex-gestor do município e ex-secretários serão procurados para prestar esclarecimentos".

 *Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier