PF realiza operação para afastar prefeitos de Pilão Arcado e Ipirá, na Bahia 

bahia
21.08.2018, 07:40:00
Atualizado: 21.08.2018, 12:21:48
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

PF realiza operação para afastar prefeitos de Pilão Arcado e Ipirá, na Bahia 

Investigação apura irregularidades na contratação de transporte escolar em seis cidades

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), realiza na manhã desta terça-feira (21) uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, todos na Bahia.

Além das cidades do interior do estado também acontecem buscas e apreensões em Salvador. Dois carros da Polícia Federal estão estacionados em frente à loja de móveis Shopping do Escritório, na região do Lucaia.

Os agentes, de acordo com os populares, chegaram ao local por volta das 6h. A loja permanece com as portas fechadas. De acordo com um funcionário, que preferiu não se identificar, a loja abre às 8h. Dois funcionários chegaram por volta das 7h40 e entraram na loja sem dar entrevistas.

Às 7h50, um dos funcionários saiu do local. De acordo com ele,  o agentes estão no segundo andar do imóvel. "Não podemos falar nada. Essa foi a orientação que eles (agentes) nos deram", disse.

Mais dois carros da Polícia Federal, um deles plotado, estacionou em frente à loja às 8h23. Dois agentes entraram no local - um carregava uma pasta.

Uma advogada, que preferiu não se identificar, chegou às 9h05 na loja. Ela tinha uma entrevista de emprego marcada para às 9h. O cargo oferecido pela loja exigia conhecimentos em licitações. "Eu mandei meu currículo tem algumas semanas e eles entraram em contato solicitando a minha presença para uma entrevista. Não faço a menor ideia do que está acontecendo".

Os agentes da PF levaram do local uma mochila, um computador e algumas pastas.

Houve ação da PF também no  conjunto residencial Villaggio Panamby, no Horto Florestal. As primeiras viaturas da PF chegaram no local por volta das 5h. Os agentes deixaram o conjunto por volta 9h. Não há informações sobre o que foi apreendido.

(Foto: Divulgação/PF)

De acordo com a PF, cerca de 90 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e nas residências dos envolvidos no esquema. Além disso, a PF informou que cumpre um mandado de prisão preventiva e dois mandados de afastamento do cargo de prefeito, por 10 dias, nos municípios de Pilão Arcado e Ipirá.

No total, 21 auditores federais de controle, da CGU, também participam das diligências.

Respostas
Entre os citados, a prefeitura de Alagoinhas divulgou nota de esclarecimento. Segundo o texto, os policiais "visitaram" prédios da administração municipal com a finalidade de investigar possível fraude no processo de licitação e contratação da empresa WS para transporte escolar, "contrato firmado pela gestão anterior e que não vigora mais na administração atual". As demais prefeituras ainda não se manifestaram.

Confira na íntegra nota de esclarecimento da prefeitura de Alagoinhas:
"A Prefeitura Municipal de Alagoinhas esclarece que na manhã desta terça-feira (21) agentes da Polícia Federal (PF) visitaram os prédios da administração municipal com a finalidade de investigar possíveis fraudes no processo de licitação e contratação da empresa WS para transporte escolar, contrato firmado pela gestão anterior e que não vigora mais na administração atual. 
Toda equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) colaborou com a ação deflagrada pela PF, fornecendo documentos necessários para a investigação, backups de arquivos e prestando esclarecimentos acerca de ex-gestores da pasta, conforme solicitado pelos agentes.
Outra operação será realizada no município com a finalidade de verificar possíveis fraudes no processo de licitação e contratação da empresa vencedora para execução da obra de macrodrenagem no bairro Silva Jardim, também realizada pela gestão anterior. A Prefeitura de Alagoinhas tem colaborado com as operações facilitando o trabalho da polícia, como deve ser. Segundo informações da Polícia Federal o ex-gestor do município e ex-secretários serão procurados para prestar esclarecimentos".

 *Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-o-reggae-brisa-sua-nova-musica-de-trabalho-ouca/
Cantora deve assumir também uma das cadeiras do The Voice ainda este ano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filme-de-keanu-reeves-aborda-clonagem-e-poder-de-ressuscitacao/
Cópias - De Volta à Vida fracassou e fez apenas quatro milhões de dólares nos EUA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-invade-casa-e-faz-mulher-refem-em-lauro-de-freitas/
Ele foi cercado e entrou na casa para tentar se esconder, mas os militares perceberam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenha-medo-a-chorona-quer-levar-as-suas-criancas-para-ela/
Mais um derivado da franquia Invocação do Mal, A Maldição da Chorona é baseado numa lenda mexicana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/divulgado-trailer-final-de-x-men-fenix-negra-que-estreia-em-junho/
No elenco, Sophie Turner, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Jessica Chastain
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policiais-salvam-a-vida-de-bebe-engasgado-com-leite-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nacao-zumbi-lanca-single-melhor-nem-que-esta-em-trilha-de-serie-da-globo/
Música faz parte de novo álbum dos pernambucanos que será lançado no 2º semestre
Ler Mais