Placas de trânsito: conheça como são divididas e as mais exóticas

só se vê no correio
27.03.2021, 06:00:00
Atualizado: 29.03.2021, 10:56:11
Algumas placas são menos comuns, como a que indica que é proibido o trânsito de carro de mão e a que alerta para a existência de uma ponte móvel (Imagem: reprodução)

Placas de trânsito: conheça como são divididas e as mais exóticas

Fundamentais para segurança e fluidez, elas são organizadas por categorias e algumas são pouco conhecidas

A sinalização é inerente ao trânsito. Sua leitura correta garante a segurança de motoristas e pedestres, agiliza a fluidez do tráfego e evita multas. Há pinturas no piso, semáforos e, principalmente, muitas placas. 

A placa da esquerda adverte sobre vento lateral e a da direita avisa que há uma faixa para travessia de ciclistas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as placas são elementos colocados na posição vertical, fixados ao lado ou suspensos sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolo ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas como sinais de trânsito. 

Elas podem ser divididas em sete categorias, apresentadas de cores e formas diferentes.

Regulamentação
As placas de regulamentação são utilizadas para normatizar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições. A violação do que é indicado nelas constitui uma infração do CTB, ficando o infrator sujeito a multas e penalidades. 

Essas placas são vermelhas, com fundo branco e têm um formato redondo, as exceções são: ‘dê a preferência’, com uma forma de triângulo invertido, e ‘parada obrigatória’, que tem um formato hexagonal.

Advertência
Elas alertam sobre os perigos da via. Têm uma forma quadrada (colocadas na diagonal), com fundo amarelo e não são de caráter punitivo. As placas de advertência podem alertar o condutor da aproximação a curvas, cruzamentos, estreitamento de via, ferrovias, perigo ou sentido.

Indicação
O objetivo é indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos quilômetros.

Sinalização de Obras
São específicas e têm o objetivo de informar o condutor da aproximação a obras na via. Geralmente, têm um formato quadrado (colocado na diagonal), mas quatro delas são exceções e apresentam uma forma retangular, com fundo amarelo. Algumas também têm, em baixo, uma pequena placa retangular, com a indicação da distância.

Educativas
Têm o propósito de educar o condutor, focando no comportamento do condutor. São retangulares e de fundo branco.

Serviços Auxiliares
Servem para orientar a respeito de serviços, como postos de combustíveis, camping, restaurantes, hospitais, entre outros. Estas placas têm um formato retangular, com fundo azul e apresentam o respectivo símbolo do serviço indicado.

Atrativo Turístico
Indicam e orientam o condutor da localização das atrações turísticas locais. Elas têm um fundo marrom, com letras brancas e indicam através do nome e símbolo o local, podendo também orientar o condutor da localização das atrações turísticas através de setas e da quilometragem.

Placas pelo mundo
Cada país cria sinalizações de acordo com suas necessidades. Seja pelos tipos de veículos, como motos de neve, ou para travessias de animais específicos, como jacarés, elefantes e cangurus. Confira algumas.

Que tal cruzar com um tanque na estrada? Isso pode acontecer nos Estados Unidos
Que tal cruzar com um tanque na estrada? Isso pode acontecer nos Estados Unidos (Thomas Hart/Flickr)
No Gabão, é bom checar se não há um elefante na ponte
No Gabão, é bom checar se não há um elefante na ponte (JB Dodane/Flickr)
No Canadá, é bom prestar atenção se há um urso na estrada
No Canadá, é bom prestar atenção se há um urso na estrada (Jimmy Emerson/Flickr)
Na Austrália, diferentes tipos de animais podem cruzar a pista
Na Austrália, diferentes tipos de animais podem cruzar a pista (A.V.Z/Flickr)
Também é possível que uma tartaruga atravesse a pista na Austrália
Também é possível que uma tartaruga atravesse a pista na Austrália (Colebear/Flickr)
Essa placa islandesa indica que a via pode ser habitada por ovelhas
Essa placa islandesa indica que a via pode ser habitada por ovelhas (Timo Saarenketo/Flickr)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas