Planserv recomenda suspensão de atendimentos eletivos

Medida busca priorizar o enfrentamento ao coronavírus e começou na última quarta-feira (18)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de março de 2020 às 12:47

- Atualizado há um ano

Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Planserv, plano de saúde dos servidores públicos do estado da Bahia, emitiu comunicado aos seus prestadores de serviços de saúde com recomendações de mudanças. Desde a última quarta-feira (18), a recomendação dada à rede credenciada é de que as consultas, exames e cirurgias eletivas sejam adiadas durante o enfrentamento da pandemia. 

Segundo o próprio plano, o objetivo é garantir a priorização dos casos de infecção por Coronavírus. “Visando contribuir para com o isolamento social e evitar que pessoas saudáveis sejam infectadas, o Planserv orienta que apenas os casos considerados de urgência ou emergência sejam absorvidos pela rede neste momento. A medida tem como finalidade a disponibilidade das unidades para os pacientes que necessitam de leitos para tratamento relacionado aos casos críticos acometidos pelo Coronavírus”, diz o comunicado distribuído aos prestadores.  

O documento chama atenção, ainda, para a necessidade de se evitar a circulação desnecessária em unidades de saúde. “É importante que neste momento todos nós sejamos vigilantes para garantir o atendimento e proteger a nossa população”, diz o texto. 

Até a manhã desta sexta-feira (20), o estado da Bahia tinha 33 casos confirmados. Do total, 18 foram em Salvador; 4 em Porto Seguro; 1 em Prado; 3 em Lauro de Freitas; 6 em Feira de Santana; e 1 em Itabuna. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) 

Ainda segundo a Sesab, foram 1.310 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 33 foram confirmados, 459 foram descartados e 818 aguardam análise laboratorial. Os dois novos casos confirmados foram registrados em Lauro de Freitas e Feira de Santana e são considerados importados. Os pacientes estão em isolamento domiciliar.