Polícia prende especialista em adulterar e revender veículos de locadoras

Terceira fase da operação São Becket já prendeu sete membros de organização criminosa

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 30 de dezembro de 2018 às 10:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Um homem foi preso na manhã deste domingo (30), acusado de comandar uma organização criminosa responsável pela apropriação e adulteração de veículos de locadoras da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Reinaldo Conceição de Santana, conhecido como Negão da Adulteração, 41, foi localizado por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). No momento do flagrante, o suspeito estava na localidade conhecida como Rio Jaú, onde ficava a central de adulteração.

A Operação São Becket, que já está na terceira fase, iniciou com o objetivo de prender membros de organizações criminosas responsáveis por roubo e adulteração de carros. No entanto, de acordo com o delegado responsável pelo caso, Nélis Araújo, o objeto do grupo mudou.

“Eles antes roubavam os veículos. Agora, o foco eram carros de locadoras. Eles alugavam carros, como pessoas físicas, entregavam o veículo ao Reinaldo, que fazia todas as modificações dos sinais de identificação, entre elas números de chassi (VIN), chassi final dos vidros e etiquetas de identificação de veículos”, disse. Foto: Divulgação Ainda segundo o delegado, durante o interrogatório, Reinaldo confessou que, nos últimos meses, já havia modificado mais de 15 veículos. “Eram carros de locadoras de Sergipe e da Bahia”, destacou.

A polícia localizou com o suspeito dois veículos com placas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, de modelos Fiat Argo e Renault Sandero. Ainda no momento do flagrante, foi desarticulado o laboratório onde Reinaldo realizava as fraudes, com caixa de ferra, lixadeiras, secador, furadeiras, lixas de diversas numerações, livro de numeração para troca do VIN e dos vidros, além de outros objetivos necessários à falsificação. 

A terceira fase da Operação São Becket já prendeu sete membros da organização criminosa, incluindo Reinaldo. De acordo com o delegado Nélis Araújo, este último já tinha passagens pela polícia, todas elas por roubo de veículos.

Na manhã deste domingo (30), Reinaldo passou por audiência de custódia em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de receptação, estelionato, uso de documentação falsa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, além do crime de organização criminosa.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier