'Pólvora' de Bolsonaro leva a explosão de memes sobre guerra contra os EUA

Militares da ativa consideram que fala expôs o país ao ridículo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2020 às 13:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O presidente Jair Bolsonaro disse na terça-feira (10) que "tem que ter pólvora" quando acaba a saliva, ao comentar sobre o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que há algum tempo falou em impor sanções ao Brasil por conta das queimadas na Amazônia. O mandatário brasileiro ainda não reconheceu a vitória de Biden, a quem chamou de candidato a cargo de chefe de Estado.

Leia mais: Faltou pólvora! Disputa em Salvador quase fez Brasil declarar guerra aos EUA em 1864

"Todo mundo que tem riqueza não pode dizer que é feliz, não, tem que tomar cuidado com a riqueza, porque está cheio de malandro de olho nela. E o Brasil é um país riquíssimo. Assistimos há pouco um grande candidato à chefia de Estado dizer que se eu não apagar o fogo da Amazônia levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, não é, Ernesto (Araújo, chanceler)? Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora, senão, não funciona", disse.

A fala de Bolsonaro, claro, deu início a vários memes, em meio a uma interpretação de que ela tem um teor bélico. Confira:

Segundo o blog de Valdo Cruz, do G1, a fala de Bolsonaro não foi bem recebida pelos militares da ativa. Para eles, o presidente expôs o país à chacota, gerando mal estar para as Forças Armadas. Segundo eles, os militares jamais aceitariam entrar em aventura bélica contra os EUA.