Porteiro morto por caminhão em posto preparava festa de aniversário do primeiro filho  

Vídeo mostra momento do acidente

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 17 de julho de 2018 às 17:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

A decoração já estava certa: a festa seria nas cores azul e branco. O bolo, os doces e salgados foram encomendados há um mês e todos os convites já tinham sido distribuídos. Todos estavam ansiosos para o grande dia, o pai principalmente. 

A festa de um ano do pequeno Silas Gonçalves seria modesta, mas com muito amor. Seria. A comemoração marcada para o dia 28 deste mês não vai acontecer. Isso por que o pai do aniversariante e responsável por organizar a festa foi uma das duas vítimas que morreram na manhã desta terça-feira, num acidente no bairro do Trobogy.

"Foi ele que fez questão da festa. Estava ansioso. Estava tudo preparado para o aniversário de Silas. Era a festa de um ano do primeiro filho dele", declarou Silvana Conceição dos Santos, 32, mãe de Silas, na manhã desta terça-feira (17) na 10ª Delegacia (Pau da Lima). Ela falou com o CORREIO na condição de não mostrar o rosto. 

Ela e Elinaldo tiveram um relacionamento há dois anos. "E desse envolvimento veio Silas, meu melhor presente. Optamos em não ficar juntos, mas a amizade prevaleceu e ele amava demais o filho. Sempre nas folgas vinha ver Silas. Ontem mesmo, quando ele foi embora de casa, Silas chorou muito", relembrou ela emocionada. Silvana Conceição dos Santos, 32, mãe de Silas, falou com o CORREIO na condição de não mostrar o rosto Segundo Silvana, Elinaldo trabalhava há mais de 20 anos como porteiro e que na manhã de hoje, caminhava em direção ao condomínio Asa, quando foi atingido. "Antes de vir à delegacia, olhei para meu filho e me deu uma tristeza tão grande. Ele perdeu o pai num acidente tão trágico. Como no futuro vou explicar isso a ele?", lamentou Silvana.O acidente  Maurício Santos Costa dirigia o caminhão da empresa Dynâmica Engenharia quando perdeu o controle da direção e causou o acidente por volta das 7h. O atropelamento atingiu seis vítimas - duas delas fatais. 

Um assistente que acompanhava o motorista informou, em depoimento na 10ª Delegacia (Pau da Lima), que tentou avisar do perigo a tempo, porém Maurício foi incapaz de desviar do ponto de ônibus. Por pouco não atingiu as bombas do posto de combustível BT. 

Maurício prestou depoimento na 10ª Delegacia (Pau da Lima). Durante o depoimento, levando as mãos ao rosto e contendo o choro, ele recontou sua versão do acontecimento à delegada Ana Paula Ribeiro, que tentava acalmá-lo. Ele relatou que foi surpreendido e saiu do caminhão para verificar o que tinha acontecido.

Segundo o delegado Antônio Fernando, titular da 10ªDP, o motorista responderá pelo acidente em liberdade. Ele foi autuado por homicídio culposo. “Ele estava trabalhando. Ninguém na situação dele sai de casa na intenção de matar alguém”, justificou o delegado. O motorista culpou um outro automóvel que seguia na contramão pela perda de controle ao tentar desviar. A polícia, com a ajuda do Departamento de Polícia Técnica (DPT), ainda investiga a possibilidade de haver algum defeito no caminhão da empresa.

Veja vídeo que mostra o acidente: 

De acordo com a Transalvador, a região onde aconteceu o acidente tem poucos registros de problemas no trânsito. Na Rua Mocambo, segundo a Transalvador, há apenas cinco acidentes registrados, de 2015 e 2016. Em 2015 foram dois acidentes sem lesão e um acidente com ferido. Em 2016, houve um acidente sem lesão e um com ferido.

Na Avenida Aliomar Baleeiro, em 2015, foram dois acidentes sem lesão. Em 2018, houve um acidentes sem lesão e um com ferido.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier