Prefeitura dá início à requalificação do Terreiro de Jesus nesta sexta (31)

Reestruturação do espaço durará quatro meses

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 13:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O processo de requalificação do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, será iniciado nesta sexta-feira (31)  com a assinatura da ordem de serviço para a reforma do espaço. A solenidade será realizada pelo prefeito ACM Neto, no próprio Terreiro de Jesus, às 9h30.

O projeto da reforma foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com base em trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, de 1952, e consiste na manutenção do traçado da estrutura, com a devida atualização aos modernos elementos de acessibilidade.

A proposta é reconstituir o piso em pedras portuguesas, mantendo o desenho original, reformar os canteiros, conservar e ampliar a presença das árvores laterais, recuperar a estrutura da fonte que abriga a estátua da deusa romana Ceres (agricultura), além de promover mudanças na iluminação, substituindo as atuais luminárias por lâmpadas de LED mais econômicas. 

A praça mede 80 metros de cumprimento por 33 de largura e sofrerá atualizações funcionais e paisagísticas para tornar o local harmônico com o entorno, que é composto por casario e igrejas coloniais, todos tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

De acordo com a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a requalificação visa promover o uso da praça como espaço de convivência, onde as pessoas possam parar para aproveitar a vista, contemplar as construções históricas e se reunir com amigos e familiares. A reforma deve durar cerca de quatro meses após a assinatura da ordem de serviço.