Prefeitura e órgãos de fiscalização fecham acordo para reforçar controle

Município pretende compartilhar dados com controladorias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2017 às 21:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

ACM Neto assina documento durante comemoração dos 20 anos da CGM, com a controladora Maria Rita Garrido e o ministro Wagner de Campos Rosário (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) A prefeitura de Salvador assinou um acordo de colaboração técnica com a Controladoria Geral do Município (CGM) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) para fortalecer as atividades de fiscalização do patrimônio público. 

A parceria foi selada durante solenidade para comemorar os 20 anos de existência da CGM - órgão que fiscaliza o patrimônio público de Salvador através de controles internos, auditorias, medidas de prevenção e transparência -, realizada na tarde desta quinta-feira (14), no Hotel Sheraton, no Campo Grande.

[[publicidade]]

No acordo ficou estabelecido que, além da cooperação entre as três entidades presentes no evento, serão promovidas parcerias com outros órgãos municipais, estaduais ou federais para o desenvolvimento dessas instituições e a realização de trabalhos conjuntos, como, por exemplo, o compartilhamento de dados entre as instituições.

Entre os convidados para a comemoração, estava o ministro da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário. Ele contou ao CORREIO que a existência de um órgão de fiscalização do patrimônio público de Salvador faz da cidade uma "vanguarda" nesse sentido. "É muito tempo para uma controladoria municipal. É uma controladoria que já tem uma história, trabalhos consolidados. Atua em coordenação com a própria CGU, com a parte de autoria do Estado. Eu tenho certeza que o ganho pra população é enorme", opinou o ministro.A controladora da CGM, Maria Rita Góes Garrido, disse sentir-se orgulhosa, honrada e otimista em comandar o órgão, além de elogiar o trabalho dos servidores. "A CGM encontra-se em constante evolução graças ao empenho com que exercem suas atribuições e os compromissos que carregam consigo em zelar pela boa aplicação dos recursos públicos municipais, porque facilita o papel de qualquer gestor", afirmou.

Independência O prefeito ACM Neto garantiu que a CGM atua de forma independente. Segundo o chefe do Executivo municipal, todos os gestores da sua administração são subordinados à entidade de fiscalização. "Aqui não há secretário, não há diretor, não há coordenador e nem o prefeito para alterar o parecer, o posicionamento final, tanto da Controladoria, quanto da Procuradoria do município", declarou.

*Pedro Vilas Boas faz parte da 12ª turma do Corrreio de Futuro.