Quadrilha envolvida em assalto e sequestro de gerente de banco em Itajuípe é presa

Grupo vinha sendo investigado há cerca de dez dias; eles também estão envolvidos em crimes na cidade de Santa Luzia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 18:40

- Atualizado há um ano

Quatro homens envolvidos no assalto à agência do banco Bradesco em Itajuípe, no sul da Bahia, na última quarta-feira (14) foram presos próximo à cidade de Santa Luzia pelo Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif). Após roubar o banco, o grupo manteve o gerente refém por mais de 14 horas. De acordo com informações da Polícia Civil, o caso aconteceu por volta das 8h e o gerente do banco foi solto por volta das 22h.Foto: Divulgação/ Polícia CivilAlex da Silva dos Santos, de 29 anos, Gimar Santos da Silva, 36, Nailton Rodrigues da Silva, 32, e Eliandro Lourenço Menezes, 37, estavam a bordo de Fiat Uno, cor prata, de placa NYW-7851 e foram abordados em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

"Eles aproveitaram o momento em que um funcionário abriu a porta giratória da agência para jogar o lixo fora e adentraram o local", explicou a delegada Magda Sueli Figueiredo, coordenadora do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif).

Ainda segundo a delegada, cerca de oito funcionários estavam na agência no momento do crime. Todos eles foram mantidos reféns durante a ação, que durou cerca de 15 minutos. Na ação, além do dinheiro, os criminosos também conseguiram roubar um colete a provas de balas e uma arma que estavam sob domínio do segurança.

Minutos depois da fuga, os bandidos abandonaram o carro com que chegaram à cidade, um Fiat Uno prata, em uma estrada que dá acesso à BR-101 e ao povoado de Barro Preto. O veículo foi queimado pelos suspeitos, que conseguiram fugir após encontrar um outro grupo, a bordo de outro veículo. A prisão da quadrilha contou com apoio das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Itabuna e Eunápolis . 

De acordo com Figueiredo, o grupo vinha sendo investigado há cerca de dez dias. Além do assalto a Itajuípe, os quatro homens também estão envolvidos na tentativa de roubo ao banco Bradesco da cidade de Santa Luzia, em 2 de janeiro. Eles também participaram do roubo a uma agência do Correios, também em Santa Luzia, neste mesmo dia.

Depois de capturados, o quarteto levou os policiais até uma propriedade rural, no distrito de Betânia, onde foram apreendidas uma espingarda calibre 12, uma pistola ponto 380, três trouxas de maconha, quatro máscaras, uma camiseta com estampa de camuflagem, um alicate e uma placa de automóvel.  Em seguida, os policiais foram até a residência de Nailton, em Teixeira do Progresso, zona rural de Mascote, onde foram encontradas uma porção de cocaína e R$ 1,9 mil, roubados do Correios de Santa Luzia.

Os quatro homens foram autuados em flagrante por porte de arma e formação de bando armado, sendo conduzidos ao Conjunto Penal de Itabuna. A polícia ainda faz buscas por outros integrantes da quadrilha na região sul do estado. Todo o material apreendido passará por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).Foto: Divulgação/ Polícia Civil