Qual é a cor desse vestido? Azul e preto ou branco e dourado? Entenda a polêmica

A resposta da questão que virou febre nas redes sociais confunde até os especialistas em visão. Veja a foto e comente - o que você vê?

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 07:57

- Atualizado há um ano

Qual é a a cor desse vestido? Esta é a pergunta que domina as redes sociais desde a quinta-feira (26), quando uma cantora escocesa postou a foto de um vestido no Tumblr, pedindo ajuda aos internautas. Segundo Caitlin McNeill (que no tumblr tem o username de swiked), o grupo de amigos dela estava dividido sobre a cor da roupa - branco e dourado ou preto e azul?   Qual é a cor desse vestido? Azul e preto ou branco e dourado? Entenda a polêmica(Foto: Reprodução/Tumblr Swiked)A pergunta tomou conta da internet, e as hashtags #TheDress, #whiteandgold e #pretoeazul tomaram conta do Twitter. Enquanto a maior parte dos internautas opinam que o vestido é branco e dourado, muitos veem preto e azul, e uma parte deles já viu a cor do vestido alternar entre as opções em questão de minutos observando a foto.Hashtags sobre a cor do vestido dominam o Twitter em inglês, português e até francês!(Foto: Reprodução)Especialistas deram opiniões sobre o fenômeno que poderia causar com que todos vissem cores diferentes. Antes de descobrir qual é a real cor do vestido, veja a foto abaixo e opine nos comentários. De que cor você vê a imagem do vestido?   

A história por trás da polêmica e a real cor do vestidoCaitlin McNeill não sabia que daria início à polêmica do ano quando postou a foto do vestido nas redes sociais. Ela viu a roupa pela primeira vez quando a mãe de uma amiga dela, que se casaria neste último final de semana, mandou uma foto da roupa que ela planejava usar.Usuária do Tumblr que via branco e dourado editou a imagem do vestido, diminuindo o brilho e aumentando o contraste para comprovar que a cor dele é azul e preto (Foto: Reprodução)E foi aí que a confusão começou. Nem a noiva nem o noivo conseguiam decidir se o vestido era preto e azul ou branco e dourado. Eles postaram a foto no Facebook, e os amigos deles se juntaram ao debate. "A gente quase enlouqueceu tentando descobrir porque algumas pessoas estavam vendo preto ou branco", disse McNeill em entrevista ao Buzzfeed Estados Unidos.  

Leia também:Vestido de cor polêmica vira hit na web e ganha memes; veja

Mas ao ver a roupa pessoalmente a roupa, durante o casamento onde a banda dela tocou neste último final de semana, não havia dúvidas sobre a cor da vestimenta: azul e preto!Foto original do vestido durante a festa de casasmento; pessoalmente ele é azul e preto(Foto: Reprodução/Tumblr Swiked)Mas a foto ainda causava polêmica entre o grupo de amigos dela. Foi aí que ela decidiu postar a foto no Tumblr nesta quinta-feira (26). "Foi aí que a situação piorou", relata. "Alguns amigos tuitaram sobre isso, e dentro de uma hora eu já tinha milhares de notas, tuítes e mensagens privadas sobre isso". 

O questionamento se tornou mundial até que Caitlin postou uma outra foto do vestido, no qual a cor dele aparece de forma mais clara. Mas muitos internautas seguem vendo o vestido branco e dourado na primeira foto. Quer saber por que?

Especialistas explicam a diferença visual sobre as cores do vestido, mas não há consensoA verdade sobre a diferença de cor do vestido tem uma possível explicação científica - e a culpa é toda do cérebro, e de como ele interpreta a luz que atinge os seus olhos. "Nós sempre estamos decidindo sobre a quantidade de luz que atinge as nossas retinas", disse um professor de psicologia da faculdade Randolph-Macon College, Cedar Riener, ao Buzzfeed.  Internautas acharam vestido original na loja e comprovaram: ele é azul e preto(Foto: Reprodução) O que nós vemos é sempre uma combinação de quanta luz atinge um objeto, e quanto dessa luz é refletida na superfície dele. E a nossa visão também pode ser influenciada pelo que foi visto imediatamente antes. Ainda assim, os especialistas não chegaram a um acordo sobre o que está causando as diferenças individuais de percepção. Além de azul e preto, vestido é vendido nas cores branco e preto, vermelho e preto e rosa e preto; não há nenhuma opção branco e dourado (Foto: Reprodução)O tipo de cor que recaiu sobre o vestido no momento da foto pode ser a maior pista para os pesquisadores perceberem o que causa a polêmica. "Se eu for eu um quarto e ligar uma luz que é completamente vermelha, os objetos brancos irão refletir a cor vermelha também", disse o médico Jay Neitz, oftalmologista e especialista em pesquisas envolvendo visão e cores, ouvido pelo site Vice. 

"Se também houver algo vermelho no quarto, então ele também irá refletir a cor vermelho. Só que quando o seu cérebro tenta processar de que cor algo é na luz vermelha, ele poderá te dizer, na maior parte das vezes, que a cor é branco - mesmo se, na luz normal, o objeto for realmente vermelho", diz.

Esta é a explicação mais plausível para o fenômeno da foto com o vestido: já que a primeira foto foi tirada em uma luz azulada, a ilusão de ótica faz com que seu cérebro pense que o vestido é realmente branco.

"Isso faz sentido. O que não faz sentido é porque o cérebro de algumas pessoas percebem que esse vestido é azul, e que outros o veem como branco", comenta o dr. Neitz. "Esta é a primeira vez que eu vejo algo assim".