Ramires define estreia pelo Bahia: 'Bom demais, sonho de criança'

Meia de 18 anos foi o primeiro nascido nos anos 2000 a jogar Série A pelo tricolor

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 6 de setembro de 2018 às 10:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr./CORREIO

Com a saída de Régis, o veto de Vinicius por cansaço muscular e a suspensão de Elber, Enderson Moreira fatalmente teve que mexer na equipe do Bahia para enfrentar o Sport, quarta-feira (5), na Fonte Nova. Ninguém esperava, no entanto, que o escolhido do treinador para iniciar a partida fosse um garoto de apenas 18 anos.

Eric dos Santos Rodrigues, ou apenas Ramires - por causa do porte físico semelhante e de jogar na mesma posição do meio-campista que passou por Cruzeiro e Chelsea e agora atua no Jiangsu Suning, da China -, é soteropolitano e morador do bairro de Águas Claras. Surpresa da escalação, ele desbancou jogadores experientes e com certo prestígio como Allione e Edigar Junio na disputa por uma vaga e foi titular no triunfo de 2x0. Tornou-se o primeiro nascido nos anos 2000 a jogar pelo Bahia na história do Campeonato Brasileiro.

A primeira impressão deixada pelo meia foi positiva. Buscou o jogo e demonstrou facilidade com as duas pernas. Em sua melhor jogada, aos 39 minutos do 1º tempo, driblou o volante Deivid na área e acertou a trave de Magrão em chute de esquerda, embora seja destro.

Substituído aos 28 minutos do 2º tempo, o camisa 18 saiu de campo aplaudido pela torcida e foi elogiado pelo técnico Enderson Moreira após o jogo. “Tenho observado esse menino há algum tempo. Allione vai demandar um pouco de tempo para iniciar a partida, consegue fazer uma parte. Precisa ter tranquilidade. Com a ausência do Vinicius, podia fazer algumas adaptações. Mas Ramires tem treinado. (...) O mais importante foi a tranquilidade que o grupo deu para que ele pudesse fazer a partida que está acostumado a fazer. O que ele fez é o que ele faz nos treinos”, destacou o treinador.

O garoto também aprovou seu desempenho. “Foi bom demais, né? Um sonho de criança, aquela sensação inexplicável. Foi uma oportunidade que agradeci muito ao Enderson, à comissão toda. Graças a Deus pude jogar bem e ajudar minha equipe. Infelizmente aquela bola bateu na trave, não entrou. Mas é isso aí. Trabalhar agora”, conta Ramires, que se diz fã de Iniesta, Rakitic e Coutinho.“Foi bom demais, né? Um sonho de criança, aquela sensação inexplicável. Foi uma oportunidade que agradeci muito ao Enderson, à comissão toda. Graças a Deus pude jogar bem e ajudar minha equipe", Ramires, meia de 18 anos, surpresa do Bahia diante do Sport. No Bahia desde 2011, Ramires passou pelas categorias de base no sub-15, sub-17 e sub-20. Aos 17 anos, com idade de juvenil, foi promovido ao time júnior. Este ano, foi campeão baiano na categoria e fez parte do elenco que disputou o Brasileirão de Aspirantes com a equipe sub-23, sendo titular em quatro partidas e entrando no decorrer das outras quatro.

A chance no time principal foi tão repentina que o meia nem avisou os familiares para ir à Fonte Nova. “Não deu tempo de avisar, mas no próximo com fé em Deus eles vão estar. Eu fiquei muito feliz e muito surpreso. Enderson veio falar comigo no café que poderia ser que eu jogasse, aí já fiquei mais alerta. Mas foi bastante surpresa pra mim”.

O próximo confronto do Bahia será fora de casa, contra o São Paulo, sábado (8), às 19h, no Morumbi. Apesar da estreia convincente de Ramires, Vinícius provavelmente estará de volta à equipe, assim como o lateral esquerdo Léo, outro que também foi vetado devido a cansaço muscular. Livre de suspensão, Élber também está disponível.