Ricardo David sobre Edcarlos: 'Foi um pedido de Marcelo Chamusca'

Presidente do Vitória confirma negociação com zagueiro que subiu com o Goiás em 2018

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 5 de janeiro de 2019 às 18:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rosiron Rodrigues/ Góias/Divulgação

A pedido do técnico Marcelo Chamusca, a defesa do Vitória vai ganhar o reforço de um veterano nos próximos dias. A diretoria rubro-negra está em fase final de negociação com o zagueiro Edcarlos, 33 anos, que fez parte da campanha de acesso à Série A do Goiás no ano passado. 

“Sim, estamos negociando”, confirmou o presidente do Vitória, Ricardo David, ao CORREIO. “Foi um pedido especial de Marcelo Chamusca, que precisa de um zagueiro mais experiente”, revelou o dirigente. “Ele encontrou no elenco do Vitória vários jogadores de muito boa performance, mas a grande maioria muito jovem ainda e ele precisa de um atleta mais experiente para ter no elenco”, completou.

Atualmente, o elenco principal do Vitória conta com  quatro zagueiros. O mais novo deles, Lucas Ribeiro, 19 anos, está com a seleção brasileira para o Sul-Americano sub-20. Ramon, 23, Ruan Renato, 24, e o recém-contratado Thales, 25, estão treinando na Toca do Leão. Léo Xavier, 21, e Bruno Bispo, 22, a princípio vão compor a equipe sub-23. Lesionado, Walisson Maia, 27 anos, segue na Toca, mas não deve voltar a vestir vermelho e preto. O contrato dele se encerrou em dezembro e será prorrogado até o final da recuperação. 

Nenhum dos sete citados tem o currículo recheado como o de Edcarlos. O zagueiro nasceu em Salvador, mas nunca jogou em sua cidade natal. Revelado pelo São Paulo, ele se profissionalizou em 2003. Com a equipe paulista, venceu a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2005. Na sequência, anotou o bicampeonato brasileiro, em 2006 e 2007.  

No Brasil, Edcarlos também defendeu Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Sport e Atlético-MG, onde foi campeão da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana em 2014. No exterior, ele vestiu a camisa do Benfica, de Portugal, Cruz Azul, do México, Seongnam, da Coreia do Sul e Olimpia, do Paraguai. 

A bagagem de Edcarlos é o que motiva a diretoria do Vitória a contratá-lo. “Esse é o principal motivo, um jogador com experiência, internacional, inclusive, de jogar Libertadores. Tem um currículo brilhante e pode passar para os mais novos sua vivência”, pontuou Ricardo David. “Foi um atleta que acabou de subir com o Goiás para a Série A, sabe viver sob pressão de torcida, de imprensa. É importante que você tenha atletas no elenco que passem isso para os demais”. 

Com o Goiás, Edcarlos disputou 22 das 38 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, sendo 19 delas como titular do esmeraldino. A previsão é que o jogador se apresente na Toca do Leão na próxima semana. “É provável que na semana que vem tenhamos equacionado todos os pontos que estão faltando. Está em negociação e, como toda negociação, pode dar certo ou errado, mas acredito que na semana que vem ele já esteja no Vitória”, projetou Ricardo David.   Em ação

Recém-contratados, o volante Wesley e o meia Ruy foram integrados ao grupo neste sábado (5) e treinaram normalmente na Toca do Leão. Já o volante Leandro Vilela iniciou as avaliações médicas. O elenco rubro-negro volta a treinar no domingo (6).