Saúde libera uso imediato de vacinas reservadas para segunda dose

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 21 de março de 2021 às 16:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Paulo Froes/GOVBA

Os estados e municípios foram autorizados a usar imediatamente, como primeira dose, as vacinas que estavam armazenadas para segunda dose. A autorização foi emitida hoje pelo Ministário da Saúde. Segundo o órgão, a medida tem o objetivo de ampliar o número de vacinados no Brasil. 

No sábado (20), o Ministério havia anunciado a distribuição aos estados de cinco milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19 e informou que todas deverão ser usadas como primeiras doses.

Em nota, a pasta informou que "a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores". A decisão levou em consideração a previsão de entrega das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

No início da campanha, 50% das vacinas destinadas pelo governo federal aos estados e municípios foram reservadas para a segunda dose.

Em 19 de fevereiro, o Ministério da Saúde divulgou que faria uma mudança na estratégia da vacinação contra a Covid-19, sem guardar metade do imunizante para a segunda dose. Na época, o governo argumentou que o ritmo de chegada das novas doses seria acelerado e, com isso, não seria preciso reserva.

Na segunda (15), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que entregaria as primeiras doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela instituição ainda nesta semana. De acordo com a instituição, seriam 1 milhão e 80 mil doses até sexta-feira (19).