Seminário Sustentabilidade do Agora abre inscrições

Primeiro encontro do Fórum Agenda Bahia 2018 acontece em 8 de agosto

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 5 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o seminário Sustentabilidade do Agora, que acontece no dia 8 de agosto, das 9h às 17h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O evento, que é gratuito e aberto ao público, integra a programação do Fórum Agenda Bahia 2018. As inscrições para o seminário podem ser feitas preenchendo o formulário no site do evento: www.correio24horas.com.br/agendabahia.

Entre os assuntos a serem debatidos no encontro estão energias limpas como a eólica e a solar; uso racional de recursos hídricos, com reaproveitamento e dessalinização da água, saneamento básico e reciclagem de esgoto; empreendedorismo; dados abertos e a inovação na era cognitiva (tecnológica).

A programação do seminário Sustentabilidade do Agora está dividida em dois momentos com seis atividades distribuídas ao longo do dia. Pela manhã, haverá duas palestras e um painel. A primeira, Salvador humana, com Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana, irá mostrar como cidades ao redor do mundo investem em sustentabilidade, resiliência e tecnologia para enfrentar os novos tempos e de que forma esses exemplos podem inspirar Salvador. 

Na segunda palestra, Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo, vai contar como sua parceria com o prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus apresenta resultados também no Brasil através da Yunus Negócios Sociais. Mohammad Yunus é um economista de Bangladesh que fundou um banco que oferece microcrédito para milhões de famílias carentes. Um dos exemplos que Rogério Oliveira trará é o da criação do Ama, iniciativa da Ambev com 100% do lucro revertido para projetos de combate à seca no semiárido brasileiro. O Ama foi desenvolvido a partir de um programa de aceleração de grandes empresas..

Após as duas palestras, Pablo Lazo e Rogério Oliveira irão participar do painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva? Moderados pela apresentadora Flávia Oliveira, os dois especialistas e a plateia vão debater a inteligência artificial, os drones, big data, revolução 4.0, tecnologias verdes, economia circular, economia criativa, colaboração e resiliência. O mote é a pergunta que norteia o Fórum Agenda Bahia 2018: como homens e máquinas vão caminhar juntos nessa nova era? A ideia é discutir sobre os desafios da sociedade em rede e quais são os novos modelos de negócio, de sociedade e de gestão das cidades em uma economia em constante mudança. 

Oficinas práticas

Os outros três momentos do seminário vão acontecer no turno da tarde, quando acontecem três oficinas, duas abertas ao público e uma terceira para convidados. Esse formato de palestras e debates pela manhã e atividades práticas no turno oposto já é uma fórmula consolidada do Fórum Agenda Bahia.

Voltado para convidados como empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em sustentabilidade, o workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro será ministrado por Adriana Campelo, Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities, da Fundaçãoc Rockefeller. A proposta da oficina é reunir especialistas para debater uma nova agenda para as cidades na transição para a economia circular. Grupos de trabalho vão buscar soluções para a mudança na lógica de produção, consumo e transformação de resíduos em produtos, determinando a contribuição das empresas, governos e cidadãos nessa transição da economia.

Também capitaneada por Rogério Oliveira, a oficina Yunus: Como criar negócio social através da sua empresa será aberta ao público e deverá interessar a empresários, empreendedores e gestores públicos. Durante o encontro, o público irá se dividir em grupos e aprender como utilizar a Social Business Canvas, ferramenta aplicada pela Yunus Brasil para descrever, desenhar e criar modelos de negócios sociais. Cada grupo também fará uma apresentação-relâmpago (pitch) das suas ideias e, ao final do processo, serão definidas as melhores soluções encontradas.

Já a terceira oficina, Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, também aberta ao público, será ministrada por Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados e editor do Correio*. A oficina mostrará como o acesso a dados abertos e o uso da tecnologia para tratá-los e criar narrativas pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Juan Torres vai apresentar ainda exemplos como os de Rosie e Jarbas, bots que utilizam a inteligência artificial para fiscalizar gastos públicos e compartilhar informações. Durante a oficina, os participantes também vão aprender a analisar uma base de dados e como essas informações podem ajudar a transformar o mundo.

Sobre o Agenda Bahia

O Fórum Agenda Bahia foi criado em 2010 para promover discussões sobre inovação, competitividade, qualificação e sustentabilidade, que resultam em um arsenal de boas ideias para o desenvolvimento sustentável da Bahia. Em 2018, o evento chega à sua nona edição. Nas oito anteriores, recebeu 8,5 mil pessoas que participaram de 235 atividades entre palestras, painéis e oficinas. 

Assim como acontece desde a sua origem, o Fórum Agenda Bahia tem um tema central que direciona todas as atividades previstas para o ano. Dessa vez, o mote do evento é ‘Para o Futuro, Humanize-se’, que vai debater a interação entra a criatividade humana e a linguagem das máquinas. 

Juntos, público, especialistas e representantes do poder público e do setor produtivo buscarão respostas e exemplos que mostram os melhores caminhos para que as pessoas possam aproveitar o melhor da revolução tecnológica, que se impõe e redesenha a realidade, mas sem perder sua humanidade. 

Qual o impacto da inteligência artificial na sociedade, nas cidades, no mundo do trabalho e no cotidiano das pessoas? De que forma humanos e máquinas se combinam para promover o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável? Essas são algumas das questões dos novos tempos e para ajudar no debate, o fórum reúne especialistas do Brasil e do mundo, além de exemplos de projetos bem-sucedidos para inspirar os empreendedores baianos, fomentando a criação de ecossistemas de inovação e projetos viáveis para o desenvolvimento econômico e social do estado.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita, e apoio institucional da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

Conheça os palestrantes Pablo Lazo Diretor da consultoria internacional Arup e professor d desenvolvimento sustentável e resiliência urbana em universidades na Europa e na América Latina. Responsável por projetos de desenho urbano em diversos países, trabalhou no planejamento da Eco Cidade chinesa de Wanzhuang, no Madrid Cidade do Conhecimento e atualmente é diretor do hub digital de Guadalajara, no México, e de hubs turísticos no Panamá. Coordena também projetos estratégicos de resiliência para as cidades de Santiago do Chile, Buenos Aires e Salvador, pela Fundação Rockefeller. Rogério Oliveira Diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício. Largou uma carreira no mundo corporativo para se dedicar à solução de grandes desafios da humanidade. Ele realiza projetos de transição em corporações para o que chama de Organizações 3.0: ágeis, de cultura empreendedora, com integração de propósitos individuais e coletivos. Ele também é curador da Harvard Business Week Brazil. Adriana Campelo Diretora de Resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador e Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities, da Fundaçãoc Rockefeller Juan Torres Gerente de projetos da Escola de Dados – rede global de suporte na utilização eficiente de dados -  e editor de Inovação do Correio*

Serviço:

O quê - Seminário Sustentabilidade do Agora / Fórum Agenda Bahia 2018

Quando - Dia 8 de agosto, das 9h às 17h30

Onde - Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb (Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep - Salvador)

Como participar – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.correio24horas.com.br/agendabahia. Clique aqui para preencher o formulário

Programação:

9h – Cerimônia de Abertura  9h30 – Palestra Salvador Humana, com Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup, professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana em universidades na Europa e na América Latina, coordenador de estratégias na 100 Resilient Cities, da Fundação Rockefeller  10h às 10h30 – Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira  10h30 – Palestra Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício  11h - Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira  11h30 às 12h30 – Painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva?, com Pablo Lazo e Rogério Oliveira   14h30 às 17h30 – Workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro, com Adriana Campelo, diretora de Resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador e Chief Resilience Officer da iniciativa 100 Resilient Cities da Fundação Rockefeller  14h30 às 16h – Oficina Yunus: Como criar um negócio social através da sua empresa, com Rogério Oliveira

16h às 17h30 - Oficina Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, com Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados e editor de Inovação do jornal CORREIO