Senegal estreia com o pé direito e bate a Polônia

Foi a primeira seleção africana a ganhar na Copa da Rússia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2018 às 13:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fifa/Divulgação

Polônia e Senegal estrearam nesta terça-feira (19) na Copa do Mundo da Rússia em um jogo dominado pela equipe africana, que venceu por 2x1 na Arena Spartak, em Moscou. O jogo valeu pela primeira rodada do Grupo H, em que, mais cedo, o Japão venceu a Colômbia por 2x1 na Arena Mordovia, em Saransk.

No grupo que é supostamente o mais equilibrado do Mundial, devido à ausência de uma potência futebolística, os dois times menos badalados, Senegal e Japão, pularam na frente, ambos empatados com três pontos, mesmo saldo de gols e quantidade de gols marcados. O Japão é líder no critério de desempate por ter recebido menos cartões.

O primeiro tempo foi marcado por uma forte marcação e poucas chances de gol. Principais astros da Polônia e de Senegal, Lewandowski e Sadio Mané estavam bem marcados e, por isso, tiveram dificuldade de criar jogadas. 

Senegal criou a primeira boa chance com oito minutos de jogo. Niang avançou pela esquerda e colocou a bola na área, mas a defesa da Polônia tirou. A Polônia respondeu apenas aos 19, em jogada pela direita, que começou com Piszczek e terminou com Grosicki. O jogador cabeceou por cima do gol senegalês.

O jogo estava truncado, mas o torcedor não foi para o intervalo sem gritar gol. Aos 37, Gueye chutou de fora da área e a bola desviou no brasileiro naturalizado Thiago Cionek, que acabou enganando o goleiro e marcando contra. 

No segundo tempo, bastaram 15 minutos para Senegal ampliar. Krychowiak tentou fazer um recuo do meio do campo e errou feio. Niang apareceu, deixou o goleiro batido e tocou sozinho para fazer 2x0. A jogada gerou reclamação dos jogadores poloneses, já que Niang tinha acabado de voltar ao campo após receber atendimento médico. No entanto, o árbitro havia autorizado o retorno do jogador.

Com o resultado, Senegal recuou e viu a Polônia ameaçar com Piszcek, que cruzou rasteiro pela direita e Milik apareceu dentro da área para finalizar. A bola saiu pelo lado do gol.

Os poloneses insistiram e diminuíram aos 40 minutos: Krychowiak subiu alto após cobrança de falta e, de cabeça, diminuiu.

Senegal volta a jogar domingo (24), contra o Japão, às 12h, em Ecaterimburgo, enquanto a Polônia terá como adversária a Colômbia, no mesmo dia, às 15h, em Kazan.