Séries não óbvias para loucos por psicologia

entretenimento
26.11.2017, 06:10:00
Atualizado: 17.01.2018, 20:24:42
Confira séries que vão para dentro e fora dos consultórios psiquiátricos (Foto: Reprodução da série Tell Me You Love Me)

Séries não óbvias para loucos por psicologia

A repórter Vanessa Brunt fez um garimpão com séries que desvendam a mente humana e das quais você provavelmente ainda não ouviu falar

Psicologia: a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Quem não se interessa por desvendar mais de si e do outro, por caçar evolução em entrelinhas? Existem séries que estão na boca do povo, nos maiores sites de compartilhamentos, nos cliques das redes sociais, e que abordam a temática com maestria, como é o caso de Bates Motel, produção da Netflix que foi finalizada em abril deste ano; Dexter, que teve o desfecho em 2013 e também está disponível na plataforma; e, o mais recente lançamento da Netflix, Mindhunter (confira nossa matéria sobre) que, até então com uma temporada, já conquistou grande audiência, fazendo a Netflix confirmar a segunda fase da novidade.

Bates Motel é um "prólogo contemporâneo" para o filme Psicose, de 1960, (baseado no romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch), que retrata a vida do doente mental Norman Bates e de sua mãe Norma, antes dos eventos retratados no filme de Alfred Hitchcock (1899-1980). A trama explica como Norman acabou ampliando o seu transtorno dissociativo de identidade.

Dexter apresenta o psicopata e serial killer de mesmo nome, que caça e elimina assassinos que matam inocentes. Já Mindhunter, gira em torno de dois agentes do FBI, que estudam e apresentam a importância da psicologia para os casos que vêm a desvendar.

Mas, e aquelas séries que tratam do tema tão bem quanto, e que não estão nas indicações mais vistas por aí?

O CORREIO fugiu de nomes como Lie To Me e produziu um garimpão, com séries que você provavelmente ainda não ouviu falar, e que abordam a temática com diferentes angulações. Desde os enfoques em consultórios até aos tópicos mais íntimos fora das quatros paredes, a lista traz opções para vários gostos, com tramas que já foram finalizadas e outras ainda presentes no ar. Vem aumentar a lista de maratonas:

In Treatment 



In Treatment (Em Terapia, em tradução livre) é uma série americana, do canal HBO, vencedora de um Globo de Ouro e dois Emmys. Produzida por Rodrigo García, a trama narra a vida de um psicoterapeuta, o doutor Paul Weston, e suas sessões semanais com diferentes pacientes. Cada episódio é centrado em um paciente, porém o 'estilo House' não fica tão cabível como comparação, já que a série mergulha na vida de exatos sete personagens, que voltam ao consultório em dias específicos da semana. Dois casais, duas mulheres e um homem, preenchem a lista com suas indagações sobre a vida.

Enquanto trata dos problemas dos clientes, Paul (Gabriel Byrne) vê sua vida pessoal virar um desastre. Repleto de dúvidas e raivas, ele resolve buscar a ajuda da sua antiga terapeuta (Dianne Weist), a qual não vê há a anos. No último dia da semana, portanto, Paul está sempre no consultório como paciente, abrindo a mente e o coração, também, sobre o que pensa dos clientes que recebe.

A série estreou em 2008 e finalizou em 2010, após 3 temporadas. O formato, o roteiro e a abertura foram baseados na aclamada série israelense Be'tipul, criada por Hagai Levi. A série possui também uma versão brasileira, intitulada Sessão de Terapia.

Trailer sem legenda:

Sessão de Terapia



A série nacional, transmitida pela GNT e dirigida pelo ator Selton Mello, é baseada diretamente na série israelense BeTipul, além de ser baseada na versão americana, In Treatment. A trama apresenta Theo Cecatto (Zécarlos Machado), um psicoterapeuta de meia-idade, e sua relação com seus pacientes, que comparecem diariamente em seu consultório, assim como na produção internacional. A cada dia da semana, Theo atende um paciente diferente: às segundas, Júlia (Maria Fernanda Cândido), mulher que lida com o medo de relacionamentos e se declara apaixonada pelo terapeuta; às terças, Breno (Sérgio Guizé), atirador de elite aparentemente frio cujo erro durante uma operação tática passa a atormentá-lo; às quartas, Nina (Bianca Muller), adolescente ginasta que passa a frequentar a terapia após um acidente de trânsito; às quintas, o casal Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi), em pé de guerra por causa de problemas pessoais e uma gravidez desejada por um e indesejada por outro.

Às sextas, de maneira semelhante à série americana, Theo vai ao consultório de Dora Aguiar (Selma Egrei), psicóloga e orientadora sênior, e assume o papel de paciente, discutindo o que realmente pensa sobre seus pacientes e refletindo o quanto os problemas deles afetam a sua própria vida pessoal. Ao mesmo tempo, os segredos e dificuldades da relação entre os dois são aos poucos revelados. Paralelamente a isso, Theo vê sua vida familiar e seu casamento com Clarice (Maria Luísa Mendonça) desmoronarem aos poucos, o que influirá diretamente na maneira como analisa seus pacientes. Sessão de Terapia foi finalizada em 2014.

Trailer nacional:

Tell Me You Love Me

Resultado de imagem para tell me you love me

Diz Que Me Ama, em tradução, poderia ser a série em primeiro lugar desta lista, se fosse apenas uma escolha parcial. A dramática trama da HBO traz os relacionamentos e vidas de três casais que estão passando por problemas de intimidade. Cada casal vive uma fase diferente da relação amorosa: Jamie e Hugo estão noivos e têm dúvidas sobre fidelidade, Carolyn e Palek estão tentando ter um bebê, e Katie e David já são pais e estão bastante ocupados para ter momentos de privacidade amorosa. Todos têm algo em comum: vão falar sobre seus problemas com a psicóloga May Foster, que também enfrenta suas próprias questões nos seus 43 anos de casamento. A série, finalizada em 2017, reúne, no elenco, nomes como Jane Alexander (quatro vezes indicada para o Oscar), SonyaWalger (de Lost), Ian Somerhalder (de The Vampire Diaries) e Ally Walker (de Profiler).

A produção ainda ganhou destaque pelas cenas constantes de nudez e sexo, ditas pela criadora, Cynthia Mort, como não gratuitas: "O foco não é o sexo em si, mas sim as graduações da intimidade demonstrada em cada cena. Cada detalhe é importante para passar as mensagens. Quis apenas o mais perto possível da realidade", disse para o jornal Los Angeles Times.

Cena da série (sem legenda):

Six Feet Under

Resultado de imagem para six feet under serie

A Sete Palmos, em tradução livre, foi uma premiada série produzida pela HBO. A trama se desenvolve em torno do mundo da Fisher & Sons Funeral Home, uma funerária de Los Angeles, pertencente a uma família, que lida com problemas envolvendo relacionamentos amorosos e religião. Ao mesmo tempo, é uma distinta série que aborda com outro prisma o tópico da morte, explorando seus múltiplos níveis (pessoal, religioso e filosófico), não a tratando apenas como um mero ímpeto conveniente para a solução de um assassinato.

Cada episódio inicia-se com uma morte, de alguém que viria a ser um "cliente" da funerária. Tal morte, em geral, dá o tom de cada episódio, permitindo aos personagens que reflitam sobre suas vidas e infortúnios, iluminados, de alguma maneira, pela finitude e suas consequências. A trama teve cinco temporadas e foi finalizada em 2005. A série, criada por Alan Ball, aprofunda, ainda, quesitos psicológicos ao trazer questões como orientação sexual e racismo, quebrando estereótipos com reflexões críticas. Cada personagem principal ainda leva ensinamentos para outro, com ajudas mútuas para lidar com os diferentes problemas que visualizam e carregam.

Trailer sem legenda:

Psi



A série segue o cotidiano de Carlo Antonini (Emílio de Mello), psicanalista que vive aventuras dentro e fora de seu consultório lidando com casos inusitados e, por vezes, perigosos. A produção tem como objetivo apresentar histórias que, sob a ótica de um psicanalista, fazem uma análise do comportamento e das personalidades do paulistano (que representam as populações de grandes cidades e/ou de qualquer canto do mundo), que enfrenta constantemente as questões existenciais e morais do mundo moderno.

O personagem Carlo Antonini, personagem que estrelou os romances O Conto do Amor e A Mulher de Vermelho e Branco, vive uma espécie de continuação dos livros na série também escrita pelo psicanalista e colunista da Folha, Contardo Calligaris e por Thiago Dottori. Como série da HBO, Psi ainda prossegue em produção, na sua terceira temporada. A produção, que já foi indicada ao Emmy Internacional na categoria de Melhor Série (em 2015), é transmitida no canal em todos os domingos, às 21h.

Trailer nacional:

Perception

Resultado de imagem para percepción serie

Daniel Pierce (Eric MacCormack) é um neurocientista excêntrico, que utiliza sua capacidade de compreender o comportamento humano e o funcionamento do cérebro para auxiliar os federais na solução de casos complexos. Pierce trabalha diretamente com Kate Rossi (Rachel Leigh Cook), agente do FBI, sua ex-aluna, que teve a ideia de recrutá-lo para trabalhar com o governo. Percepção (nome da série, em tradução livre), recebe elogios dos fãs pelos diálogos densos, reflexivos e críticos, que englobam embasamentos científicos e mensagens filosóficas. A trama, da TNT, foi finalizada em 2015, após somar três temporadas. A série apresentava um caso por episódio, no estilo de formatos semelhantes, como de Criminal Minds, mas ganhava destaque pelas cenas de interação entre os protagonistas e pelo arcabouço que levava a uma noção de palestra com embasamentos da área profissional.

Trailer com legenda:

Masters of Sex



Masters of Sex é uma trama da Showtime, desenvolvida por Michelle Ashford e baseada na biografia Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, de Thomas Maier. A série, que se passa na década de 50, segue a vida do Dr. William Masters (Michael Sheen) e de Virginia Johnson (LizzyCaplan), dois pioneiros no estudo da sexualidade humana. A repressão sexual feminina, o racismo em sua forma mais crua e o sexismo institucional são tópicos, ainda mais fortes na época em que passa a trama, abordados na produção, que finalizou em 2016. A personagem Virgínia dá asas ao feminismo enquanto a série, com tons de comédia, quebra preconceitos ao tratar da sexualidade de forma natural - em relação a todos os seres humanos.

Trailer com legenda:

Mental

A trama gira em torno do Dr. Jack Gallagher (Chris Vance), um jovem psiquiatra brilhante que acaba de assumir a diretoria da área de saúde mental (psiquiatria) de um hospital em Los Angeles. Ele, porém, tem métodos nada ortodoxos para tratar de seus pacientes; além de "quebrar" regras estabelecidas. Os seus métodos pouco ortodoxos são, no entanto, inovadores e, em geral, eficazes, levando não somente os pacientes, mas também os médicos a depositarem a confiança no protagonista. A série, finalizada em 2009, não apresenta, porém, somente os lados positivos para Jack. A sua forma irreverente traz conflitos com outros personagens, como com sua chefe e ex-namorada Nora Skoff, interpretada pela atriz Annabella Sciorra (da série Família Soprano). Uma trama que reflete sobre inovação e tradição, ética e os momentos de saber renová-la, além de, obviamente, diversos teores psicológicos a mais.

Trailer sem legenda:


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais