Sessão na Câmara Municipal de Salvador faz homenagem a Valdir Cabeleireiro

Valdir foi assassinado em 12 de novembro de 2016

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2017 às 09:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Uma sessão especial ocorrerá na Câmara Municipal de Salvador, nesta terça-feira (21) às 19h, para homenagear Valdir Macário, o Valdir Cabeleireiro, e os 30 anos do afroempreendimento familiar e afetivo criado por ele e levado adiante pela sua família. A sessão foi solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT). Valdir foi assassinado em 12 de novembro de 2016, causando indignação e deixando em choque amigos, vizinhos e familiares.

A história de vida de Valdir é tida como referência no Engenho Velho de Brotas para os amigos, vizinhos e familiares. Em 1986, ele criou um salão de beleza voltado para a população negra que se tornou uma referência no bairro e na cidade. O salão foi construído pelos próprios familiares de Valdir, seguindo a lógica  da economia solidária e dos empreendimentos autogestionados, que são administrados pelos seus participantes de forma democrática.

O traficante que confessou à polícia que mandou matar Valdir  não vai ser julgado pelo crime, que completou um ano. Mesmo indiciado após a investigação policial e denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), o traficante Edgar da Silva Santos, conhecido como Chocolate, foi impronunciado na Justiça, ou seja, não deve ser julgado. Apenas um dos executores da ação, Patric Ribeiro Tupinambá, que aparece segurando um fuzil nas imagens do circuito interno de segurança do salão de Valdir, vai a júri popular.

Um ano sem Valdir Cabeleireiro: amigos e parentes lembram trajetória; veja vídeo