Só quinze cidades baianas possuem tomógrafos na rede pública de saúde

Aparelho faz exame de imagem que detecta doenças como câncer, nódulos e lesões

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Com a inauguração do tomógrafo da Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, no Centro-Norte da Bahia, o estado passou a contar com 36 aparelhos na rede estadual de saúde, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os aparelhos públicos de tomografia estão divididos em 15 dos 417 municípios baianos: Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Irecê, Guanambi, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Juazeiro, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Jequié, Valença, Alagoinhas e Teixeira de Freitas. Salvador é a cidade com mais equipamentos: 11. Logo depois, vêm os municípios de Feira de Santana, Guanambi e Ilhéus, cada um com dois tomógrafos.

A Sesab informou que tem investido na ampliação de serviços de imagem em todo o estado - já foram aplicados R$ 3,3 milhões em obras e equipamentos. Em janeiro, foram inaugurados outros dois tomógrafos em Salvador: um no Hospital Geral Manoel Victorino e outro no Hospital Professor Eládio Lassére.

Essa ampliação no investimento, segundo o órgão, tem como objetivo aumentar o número de cirurgias realizadas, já que o aparelho de tomografia garante um diagnóstico mais preciso, evitando que pacientes sejam transferidos para outras unidades para que possam fazer exames de alta complexidade. Outra vantagem é a agilidade do processo: com o equipamento é possível obter resultados de exames ambulatoriais em, no máximo, 48 horas, enquanto os de urgência e emergência saem em até duas horas.

De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, com os equipamentos “é possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive em 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”.

A tecnologia representa rapidez e segurança nos resultados, além de menores doses de radiação e menos tempo de internação. Como os equipamentos possuem uma capacidade superior a 1.200 exames por mês, a promessa é facilitar a programação cirúrgica dos pacientes, principalmente os de casos ortopédicos.

Tomógrafo Segundo o diretor da Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD Imagem), Gustavo Balthazar, o tomógrafo é um aparelho que pode ser utilizado para diagnosticar diversas doenças e atendem tanto pacientes internados quanto os que chegam às unidades de pronto-socorro e emergência. A principal vantagem, acrescenta Balthazar, é que a máquina permite uma avaliação mais precisa dos tecidos ósseos e condições de urgência, como acidente vascular cerebral (AVC), abdômen agudo e politraumas. 

Outro ponto positivo para o equipamento médico é que ele consegue avaliar várias partes do corpo humano simultaneamente, já que possui capacidade de fazer imagens em 360º, conforme explica Gustavo Balthazar. 

Confira onde encontrar tomógrafos na Rede Estadual de Saúde: Hospital Geral Ernesto Simões Filho Hospital da Mulher Hospital Professor Eládio Lassére Hospital Especializado Octávio Mangabeira Hospital do Subúrbio Hospital Ana Nery Hospital Geral Roberto Santos Hospital Geral Manoel Victorino Hospital Geral do Estado (HGE) Centro Estadual de Oncologia (Cican) Hospital Regional Costa do Cacau Hospital Mário Dourado Sobrinho Hospital Estadual da Criança Hospital Geral Clériston Andrade Hospital Regional Santo Antônio de Jesus Hospital Regional da Chapada Hospital Santa Tereza Hospital Regional de Juazeiro Hospital Geral de Camaçari Hospital Geral Menandro de Faria Hospital Regional de Guanambi Hospital Geral de Vitória da Conquista Hospital Geral Prado Valadares Hospital Geral Luiz Viana Filho Policlínicas (Todas possuem o equipamento)