Suboficial da Marinha é morto a tiros na Feira de São Joaquim

Gregório Andrade, 56, foi baleado dentro do carro após sair de um samba

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 4 de fevereiro de 2019 às 13:03

- Atualizado há um ano

Um suboficial da reserva da Marinha do Brasil foi morto a tiros na noite deste domingo (3), em frente à entrada da Feira de São Joaquim, no bairro de Águas de Meninos, em Salvador. Gregório Ferreira de Andrade, 56 anos, estava dentro do próprio carro, após sair de um 'sambão', quando foi baleado. O crime aconteceu por volta das 20h.

De acordo com feirantes, Gregório saiu do evento, que acontece todo domingo, na parte de trás da feira, em direção ao seu veículo, modelo Fox, que estava estacionado na entrada do espaço.

Ao chegar no carro, ainda de acordo com feirantes, um homem não identificado disparou pelo menos cinco tiros em direção à vítima, que morreu antes mesmo de receber o socorro médico. 

Sambão Ao CORREIO, uma mulher, que preferiu anonimato, relatou que estava trabalhando em um bar próximo ao local onde acontecia o samba. Ela disse que, por volta das 20h, pessoas chegaram até o estabelecimento assustadas e afirmaram ter visto o suboficial baleado dentro do carro."Foram pelo menos uns cinco disparos. Mas não tive coragem de ir lá ver a situação. Fiquei com medo", admitiu. Uma feirante, que também não preferiu não revelar o nome, disse que uma amiga estava vendendo cerveja em um isopor próximo ao evento onde a vítima estava. Segundo ela, em nenhum momento do show houve discussões e brigas. 

Família O CORREIO esteve com familiares da vítima na manhã desta segunda-feira (4), no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR). No entanto, nenhum deles quis dar entrevistas."Ainda não sabemos como aconteceu. Estamos tentando descobrir", informou um homem que se identificou como parente de Gregório. Investigação A assessoria de comunicação do Comando do 2° Distrito Naval informou, por meio de nota, que o suboficial estava na reserva desde 2014.

"O militar, vítima de disparo de arma de fogo no bairro da Calçada, deixou o serviço ativo da Marinha do Brasil em 17 de julho de 2014, quando foi transferido para a reserva remunerada. A Marinha está prestando todo apoio à família", destacou.

De acordo com a Polícia Militar, homens da 16ª CIPM (Comércio) realizavam rondas na Avenida Oscar Pontes, nas proximidades da Feira de São Joaquim, quando foram acionados por populares para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo.

Ainda de acordo com a PM, no local, os policiais foram informados que o tiro foi direcionado para dentro de um veículo. Ao chegar, encontraram o homem ferido e desacordado. "Os policiais acionaram o Samu, que constatou o óbito. A guarnição isolou a área e acionou o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc)", completa o comunicado.

A Polícia Civil afirmou que a motivação e autoria do crime estão sendo investigadas pela 3ª Delegacia de Homicídios (DH-BTS) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O sepultamento do militar da reserva acontece às 14h desta segunda (4), no cemitério Bosque da Paz, na Estrada Velha do Aeroporto. 

*Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier