Tailândia: terceira missão para salvar garotos em caverna inundada é iniciada

Objetivo é retirar os quatro meninos que ainda estão no local, além do treinador

Publicado em 10 de julho de 2018 às 05:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

Mergulhadores iniciaram na manhã desta terça-feira, 10, a terceira fase da operação de resgate dos garotos de um time de futebol que ficaram presos em uma caverna inundada no norte da Tailândia. O objetivo é retirar os quatro meninos que ainda estão no local, além do treinador deles. Nas duas operações anteriores, realizadas no domingo e na segunda-feira, oito dos jovens foram retirados com sucesso. Eles seguem internados em hospitais locais, em bom estado de saúde. 

A operação envolve 19 mergulhadores. Um médico e três membros da força de elite da marinha tailandesa que ficaram na caverna para acompanhar os meninos também devem sair ainda nesta terça-feira. As autoridades locais estimam que a atual operação deverá durar mais do que as 11 horas das anteriores.

Os garotos de 11 a 16 anos e o treinador deles, de 25, ficaram presos na caverna depois que uma forte chuva inundou o local, no dia 23 de junho. Eles foram localizados dez dias depois, já desnutridos. A operação de resgate foi acelerada no fim de semana por causa da previsão de novas chuvas na região, o que poderia inviabilizar o resgate.