brasil

Teto da sede mundial da Igreja Renascer desaba em São Paulo

Foi nesta Igreja que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká casou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2009 às 21:42

 - Atualizado há um ano

O teto da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, desabou no início da noite deste domingo (18). Segundo o Corpo de Bombeiro, oito pessoas morreram e seis foram transferidas para hospitais da região e 90 pessoas ficaram feridas.

Maria de Lourdes da Silva, de 67 anos,  morreu nesta segunda (19) pela manhã, informou a assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas. Ela havia sido levada no dia do acidente para o HC. Apresentava ferimentos no abdome, possivelmente por alguma viga que caiu sobre ele.  Foi nesta Igreja que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká se casou.De acordo com o Hospital das Clínicas, seis vítimas foram atendidas na instituição, cinco com ferimentos leves e uma em estado mais grave, que passou por procedimento cirúrgico.A lista com os mortos deve ser divulgados nas próximas horas e uma vítima ainda não idenficada.Vista aérea do tempo que desabou neste domingoEm nota encaminhada à imprensa, a Renascer afirmou que o templo onde ocorreu o acidente tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. 'Por volta das 18h50, momento do acidente, a igreja estava bem abaixo de sua ocupação total, com apenas cerca de 60 fiéis', de acordo com uma nota oficial divulgada pela assessoria da Renascer. Muitos dos fiéis que participaram do culto das 18h haviam deixado o local para dar lugar aos participantes do culto seguinte, marcado para 19h.

VítimasAs buscas dentro do templo continuam porque os bombeiros suspeitam de que possa haver mais vítimas entre os destroços. Cães farejadores do Corpo de Bombeiros auxiliam na procura no meio dos escombros.  Os Bombeiros e a Polícia Civil devem ficar responsáveis para apurar as causas da tragédia, que ainda são desconhecidas, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São PauloO presidente da Renascer em Cristo, bispo Geraldo Tenuta, afirmou que a sede da igreja não passou por nenhuma reforma nos últimos três anos. Há três meses, no entanto, parte do templo foi pintado. Para Tenuta, o prédio do Cambuci estava em perfeito estado de conservação.

Igreja RenascerConsiderada a segunda maior denominação neopentecostal brasileira, a Igreja Renascer,  foi fundada em São Paulo em 1986, por Estevam Hernandes e Sonia Hernandes. O casal responde a processo na 1ª Vara Criminal de São Paulo por lavagem de dinheiro em organização criminosa. No final do ano passado, o casal tentou sem êxito arquivar a ação impetrando um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro no Supremo Tribunal Federal (STF). Em ambos os casos os magistrados consideraram o pedido descabido. 

De acordo com informações da Agência Estado, a Renascer controla hoje uma rede de TV, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e possui a Fundação Renascer, mantenedora de suas obras assistenciais.

Estima-se que haja cerca de 1.500 templos da Renascer espalhados por todo o Brasil e países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Japão, entre outros, somando mais de dois milhões de fiéis. 

Veja os nomes dos feridos e os hospitais onde estão, de acordo com a igreja:

Hospital das Clínicas -  Cristina Rodrigues dos Santos - Jade Mineline de Queiros Ferreira - Maria Lourdes da Silva - Óbito- Olga Donosa Silva - Cilene Aparecida Kada Hospital Ipiranga - Alex Issra Junior - Daniele Carvalho  - Elaine Cristina Dias Gomes  - Francisca Cavalcante  - Ludmila Betta Rocha  - Nadia Lucia de Souza  - Nelise APrima  - Sirlene Galvão dos Santos  - Stephani Votoran dos Santos  - Viviane Medeiros dos Santos  Hospital Vergueiro - Angelina de O. Silva - Carmelito Leonardo - Daiane O. de Freitas - Evelise Del Corso - Giselma Maria Nascimento - Gilmar V. da Silva - Hermínia B. dos Santos - Idaine O. de Freitas - Joselma Maria Nascimento - Maria Aparecida Costa - Marta Gomes - Ofélia Batista - Olga Bernardes - Ruth F. da Silva Hospital Cruz Azul - Adriana Cristina de Oliveira dos Santos - Aguinaldo do Espírito Santo Diniz - Alcyr Fernando Gomes de Azevedo - Ana Paula de Oliveira - Antonio Carlos Costa de Oliveira Junior – recebeu ALTA - Belquior Custódio Júnior - Cássia Dias Novakoski - Caique Eleotério – recebeu ALTA - Cécia da Hora Alexandrino da Silva - recebeu ALTA - Cláudia Mara Oshiro - Dalva Haremi Fukusig - Francisco Cipriano - recebeu ALTA - Luciana Cristina Prudente de Lima - recebeu ALTA - Maria José da Anunciação - Mary Selma Valdambrini dos Santos - recebeu ALTA - Melchior Custódio Júnior - Michelle George Barrak - Regina Barbosa de Melo Gutierrez - Renata Ferreira Merussi - Robert Juliano Rodrigues Custódio - recebeu ALTA - Rosimeire Maria da Anunciação - Sébora Lúcia Pereira - Solange Cristina Eleutério Cipriano - recebeu ALTA - Taiane Cipriano da Silva -recebeu ALTA - Thais Alberta Lorena Santana - Vanda Divina – recebeu ALTA - Yoon Soon Kim

(Com informações do G1)

(Notícia atualizada às 6h)