Topa uma sacanagem? Um famoso petisco dos anos 1980 está de volta

Pelo menos aqui no CORREIO, ele está no topo novamente

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foro: Angeluci Figueiredo/CORREIO

Parece mais uma piada do tiozão do “é pavê ou pacumê?”... Mas você sabia que existe um petisco chamado Sacanagem? E é bem da “época dele”. “Era muito comum em festas na década de 80. Sempre queijo,  presunto ou salsicha e algo para arrematar, como azeitona ou tomate-cereja, num palito”, conta a chef Rosa Guerra, do restaurante Larriquerrí. Na inauguração do Larribar, mais novo empreendimento da família, em junho deste ano, todo mundo se acabou na Sacanagem, que ganhou até versão fit, com queijo minas frescal, tomate e manjericão. Para servir, Rosa espetou os palitos num abacaxi e cobriu com fios de ovos. 

Mas foi com outro petisco vintage, o Cavaco - massa de pastel frita em tiras e polvilhada com açúcar e canela -, que Rosa começou no mundo das panelas. “É a primeira coisa que eu fazia, ainda criança. Adorava! Brinco dizendo que o Larriquerri é o orgasmo do Cavaco. Foi com ele que tudo começou”, lembra ela.

Mas como é que delícias tão fáceis de fazer caíram no ostracismo? “Acho que surgiram novos ingredientes e as pessoas foram esquecendo dos antigos e até achando brega”, sugere a chef. Para quem quiser relembrar ou conhecer, ficam aqui as receitas.  Sacanagem é petisco das antigas com queijo prato, salsicha e azeitona, mas pode levar outros ingredientes: com queijo minas e tomate fica fit Sacanagem Tradicional

Ingredientes Salsicha ou presunto Queijo prato Azeitonas

Preparo Ferva a salsicha e corte em fatias bem grossas. Se for presunto, basta cortar em cubos. Faça o mesmo com queijo. Espete um pedaço de cada num palito e pronto. Para dar um tchan na hora da apresentação, pode espetar tudo num abacaxi e cobrir com fios de ovos.

Sacanagem Fit

Ingredientes Queijo minas frescal ou ricota Tomates-cereja Manjericão

Preparo Parta o queijo em cubos. Lave os tomates e o manjericão. Espete os dois primeiros num pa- lito e arremate com as folhas do manjericão. Pode ser servido com molho pesto de manjericão.

Cascata de camarão

Ingredientes Camarões tratados 3 colheres de sopa de ketchup 180 ml de creme de leite ou maionese 1 colher de sopa de suco de limão 1 colher de sobremesa de molho inglês

Preparo Afervente o camarão só com água e sal e reserve. Numa tigela, bata os demais ingredientes à mão até obter um creme homogêneo. Na montagem, pendure os camarões em taças.

Cajuzinho

Ingredientes 1 lata de leite condensado 100 gramas de amendoim triturado grosseiramente 2 colheres de sopa de achocolatado em pó 1 colher de sopa de manteiga

Preparo Misture tudo e cozinhe em fogo baixo até engrossar e ficar soltando da panela. Enrole no açúcar cristal e use um amendoim para decorar.

Olho de Sogra

Ingredientes 1 lata de leite condensado 200 gramas de coco ralado 1 gema 1 colher de sopa de essência de baunilha 1 colher de sopa de manteiga sem sal 300 gramas de ameixas em calda sem caroço cortadas ao meio Açúcar cristal para enrolar

Preparo Misture o leite condensado, o coco, a gema, a manteiga e a essência de baunilha e cozinhe em fogo baixo até engrossar e ficar soltando da panela. Enrole com as metades de ameixas no em coco ralado.

Cavaco

Ingredientes 1 kg de farinha de trigo 1,4 L de água 100 ml de óleo 1/4 de xícara de chá de cachaça 1 pitada de sal

Preparo Misture todos os ingredientes, corte em tiras finas e frite. A cachaça é importante para aumentar a crocância da massa. Ponha para secar em papel toalha e depois polvilhe açúcar e canela.