Transporte público: contrato é assinado e cidade será dividida em três

salvador
23.10.2014, 18:10:00
Atualizado: 23.10.2014, 22:13:47

Transporte público: contrato é assinado e cidade será dividida em três

No Subúrbio, atuarão ônibus do consórcio Plataforma, controlando 129 linhas. No Centro, atuará a Ótima, com 145 linhas, e na Orla a Salvador Norte, com outras 158 linhas

O prefeito ACM Neto assinou nesta quinta-feira (23) contrato com os três consórcios vencedores da licitação do sistema de transporte público de Salvador. Também estiveram presentes o secretário de Urbanismo e Transporte Fábio Mota e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. A partir de janeiro, as empresas atuarão em grupos, formando três consórcios. Cada um irá atuar em uma parte da cidade.

No Subúrbio, atuarão ônibus do consórcio Plataforma, controlando 129 linhas. No Centro, atuará a Ótima, com 145 linhas, e na Orla a Salvador Norte, com outras 158 linhas.  Os novos ônibus já devem receber novo visual e até o final do ano que vem, toda a frota já poderá ser identificada por novas cores - amarelo para o consórcio Plataforma, verde para o Ótima e azul para o Salvador Norte.

O Plataforma é formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza. Já o consórcio Ótima é formado pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahia. O consórcio Salvador Norte é composto pela BTU, ODM, Verdemar e Viação Rio Verde.

(Foto: Divulgação)

A prefeitura irá arrecadar R$ 180 milhões através do modelo de outorga onerosa. Cerca de R$ 36 milhões foram pagos pelo consórcio nesta quarta-feira (22). O restante do valor será pago em prazo de 60 meses. O contrato permite que as empresas vencedoras operem o sistema de transporte coletivo por 25 anos. O dinheiro arrecadado será utilizado em obras de mobilidade.

Com a assinatura, as empresas terão prazos para se adaptar às novas regras, como reordenamento das linhas, renovação da frota - os ônibus não poderão passar dos 4 anos - e monitoramento por GPS interligado com central, além de bilhetagem eletrônica plena. "Agora temos regras claras, transparentes, com segurança contratual para os empresários e mecanismos de controle. Os empresários estão mais protegidos e a Prefeitura sabe de quem cobrar, sem precisar ficar procurando culpados. Isso devia ter sido feito há 40 anos. Tudo pensando no usuário, que hoje não conta com um transporte público como merece", afirmou ACM Neto.

(Foto: Divulgação)

O rastreamento dos ônibus será feito por câmeras e tecnologia embarcada, permitindo o acompanhamento pela Prefeitura e por parte dos concessionários. Além disso, os novos ônibus deverão ter motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes. Outra exigência é a ventilação forçada dos novos veículos.

As novas linhas devem ter também integração com metrô, em valor a ser definido possivelmente no mês que vem. A partir do ano que vem, o tempo para integração do bilhete único na capital baiana passará de duas para três horas.

Para janeiro, deve acontecer reajuste da tarifa - o valor de R$ 2,80 desde 2012. Segundo o subsecretário de Urbanismo e Transportes, Orlando Santos, o novo valor deve seguir a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre dezembro de 2013 e dezembro deste ano.

Prazos para adaptação às novas regras

29/12/2014

Implantação do sistema informatizado de acompanhamento, em tempo real, interligado ao Poder Concedente, com todas as informações sobre a prestação dos serviços concedidos.

31/12/2014
Adequação da totalidade da frota à Lei da Acessibilidade.

29/03/2015
Atualização, pelo poder concedente, do Regulamento de Transporte Coletivo, bem como a sua adequação aos termos do modelo da concessão, regras do edital e disposições contratuais; início da operação dos novos concessionários; implantação de equipamentos de captura e gravação de imagens na frota; implantação dos equipametnos do sistema de monitoramento; treinamento da totalidade da equipe de operação

25/09/2015
Conclusão e apresentação dos resultados de estudos de reorganização operacional dos serviços na área de operação

Implantação pela Transalvador do Sistema de Gestão da Qualidade do Serviço; Realização de estudos técnicos para a promoção de adequações nos serviços visando a sua racionalização, a ampliação da acessibilidade à cidade e a melhoria da qualidade dos serviços ofertados.

19/09/2016
Idade média da frota atingir o valor máximo de 3,5 anos

(Foto: Divulgação)




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