Três áreas de Salvador estão em atenção por conta das chuvas

Regiões mais afetadas pela chuva são mais afetadas são Nova Brasília, Vila Picasso e Voluntário da Pátria

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 12:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Três áreas de Salvador estão em estado de atenção por conta das chuvas que caem na cidade desde o último domingo (21). As regiões mais afetadas são Nova Brasília, Vila Picasso, em São Caetano e Voluntário da Pátria, na Baixa do Fiscal, onde o acúmulo de chuva já passa de 80 milímetros desde as últimas 72 horas.

De acordo com informações da Defesa Civil, por conta da continuidade da chuva, tornou-se necessário a vistoria do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), fazendo também com que houvesse uma mudança no nível de observação para atenção.

Tempo Ainda segundo a Defesa Civil, a Frente Fria que se afasta para o oceano ainda deve continuar influenciando as condições do tempo em Salvador. "São esperadas pancadas de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia", explica. Já a temperatura deve variar entre 24º e 28º e os ventos devem oscilar entre fracos a moderados.

De acordo com a meteorologista Claudia Valéria, do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a partir desta quarta-feira o tempo vai ficar mais aberto, embora ainda é possível que chova, principalmente no começo da manhã. "A partir desta quarta vamos ter períodos com maior abertura, mas o fim de semana será ensolarado", garante a meteorologista. 

Alerta Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), explica que quando os pluviômetros da cidade ultrapassam o índice de 80 mm, o órgão entra em alerta para garantir a segurança de moradores que moram em áreas de risco. Para as áreas que estão em sinal de alerta, a Codesal envia engenheiros que realizavam uma fiscalização. Só nesta segunda-feira (22), lembra ele, a Codesal recebeu 60 solicitações em toda a cidade.

O diretor-geral lembra ainda que a população, após presenciar uma situação de risco, deve entrar em contato com técnicos do órgão por meio do número 199.

“Qualquer perspectiva de risco que a população, por ventura, acompanhe, não só na sua residência, mas também na sua região, seja um talude ou inclinação de uma árvore, é para contatar imediatamente os nossos profissionais”, orientou. 

Sirenes de alerta Salvador possui oito sirenes de alerta em seis áreas de risco de acidentes, consideradas prioritárias por abrigar grande número de moradores que residem próximo a encostas. Em momentos de emergência, os equipamentos são acionados diretamente do Centro de Operações da Codesal, através de um moderno sistema de análise climatológica, que dispõe de informações diárias sobre temperatura, clima e índice pluviométrico para a cidade.

O restante das sirenes instaladas está localizado na Baixa de Santa Rita (São Marcos), na Rua Coronel Pedro Ferrão (Baixa do Fiscal), na Rua Nova Divinéia (Calabetão) e Rua Henrique Mamede (Alto da Terezinha). Os alertas acontecem quando há iminência de alagamentos e possíveis deslizamentos, baseados no protocolo do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).