TV Bahia dá início a transmissão do sinal digital em Salvador

Tecnologia vai beneficiar cerca de 3,8 milhões de baianos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2008 às 01:33

- Atualizado há um ano

Bastou um botão ser acionado para a população baiana entrar para a era da TV Digital. Ontem à noite, a TV Bahia deu início à transmissão do seu sinal em alta definição. Em cerimônia que reuniu na sede da emissora acionistas, ministros, políticos, empresários e representantes dos três Poderes do Estado. A nova tecnologia, agora, passou a fazer parte da vida dos baianos.

Após exibição de um vídeo institucional, a cantora Margareth Menezes foi convidada para subir ao palco e cantar o hino nacional brasileiro. Em nome dos acionistas, o senador Antonio Carlos Magalhães Júnior abriu os discursos e falou sobre os desafios superados e o processo de modernização da afiliada da Rede Globo. 

Botão foi acionado para simbolizar início da transmissão

'A implantação da TV Digital é o resultado de muito esforço da Rede Bahia. A partir de agora, a população do nosso estado vai poder assistir televisão com alta definição, sem chuviscos e ruídos, dando início a uma nova era e a um processo amplo processo de interatividade', disse o senador baiano.

Senador Antônio Carlos Magalhães Junior, destacou a mobilidade do sinal

Também presente no evento, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que a implantação da TV Digital na Bahia aconteceu 18 meses antes do previsto pelo próprio governo. Em seu discurso, Costa aproveitou para informar que o mesmo modelo japonês-brasileiro usado no estado vai ser adotado como padrão para a América Latina. 

'Vivemos um momento único, de convergência digital. E o Brasil e a Bahia estão na frente desse processo. Hoje, aqui em Salvador, mostramos o caminho da televisão brasileira', explicou o ministro.

O ministro anunciou ainda que nas próximas semanas vai fechar o primeiro acordo com o governo da Argentina, para que a tecnologia nacional seja utilizada pelos argentinos.

A festa foi o marco da transmissão do sinal em alta definiçãoPara João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, 'a história da televisão sempre foi construída com muita paixão. Nós, da Rede Globo, ficamos muito felizes ao vermos que aqui, na TV Bahia, tudo é feito com a mesma intensidade e com a mesma paixão de nossos pais'. Marinho também compareceu ao eventou que marcou o lançamento da TV digital na capital baiana.

O evento contou com as presenças de várias autoridades

Entre outros, também estavam presentes na sede da Rede Bahia o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o governador Jaques Wagner; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo; o prefeito João Henrique; o senador César Borges; o ex-governador Paulo Souto; deputados federais, estaduais, vereadores; além de empresários e a direção das outras quatro emissores de televisão do estado. Estavam também os diretores da Rede Globo Otávio Florisbal e Carlos Henrique Schroder.

Inovação A partir de agora, cerca de 3,8 milhões de baianos passam a ter acesso a imagens e som de qualidade. Com o ingresso na era digital, a população passará a assistir a novela ou o filme preferido em computadores, tevês portáteis e até mesmo celulares. Tudo, de forma gratuita.

Margareth Menezes cantando o Hino Nacional

Até o momento, a Rede Bahia investiu R$8 milhões no projeto e, nos próximos cinco anos, destinará mais R$32 milhões. Isso, para levar a cobertura digital para as suas cinco afiliadas no interior do estado. No entanto, para ter acesso a essa alta definição, o consumidor vai precisar comprar um conversor digital ou uma TV que já esteja adaptada à antena UHF. Segundo o ministro Hélio Costa, a meta é que o sinal digital esteja disponível até 2013 para todo o país.

Ministro autoriza as novas concessões

Antes do evento na Rede Bahia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou os termos de consignação dos canais digitais para as cinco emissoras da capital baiana. O evento, que aconteceu por volta das 17h30 na sede dos Correios, no bairro da Pituba, reuniu representantes das televisões locais e autoridades, a exemplo do governador Jaques Wagner.

Por parte da TV Bahia, o documento foi assinado por dona Arlette Magalhães, que é a sócia-administradora da Rede Bahia de Comunicação. Emocionada, ela disse que se sentia muito honrada em fazer parte deste novo marco da televisão brasileira. 'Saímos na frente de todos. Isso significa que temos a preocupação de oferecer o melhor para os nossos telespectadores. O povo baiano merece', declarou a viúva do senador Antonio Carlos Magalhães.

O diretor de tecnologia da Rede Bahia, Antonio Paoli, explicou que, na prática, o termo de consignação é um contrato com o governo federal, que cede temporariamente um canal digital com o compromisso de devolução do canal analógico para o período de transição da tecnologia analógica para a digital, que devem ser transmitidas simultaneamente até 29 de junho de 2016. 'A partir de agora o relógio foi acionado. As outras emissoras têm o prazo de seis meses para apresentar seus projetos de instalação e depois mais 18 meses para colocar a nova transmissão no ar', afirmou ele.

Para o presidente da Associação Baiana de Emissoras de Rádio e Televisão (Abart), Fernando Chagas, a chegada da TV digital representa um ganho muito grande aos telespectadores baianos, que, além da qualidade da imagem e do som, serão beneficiados com a mobilidade, que permitirá ao telespectador assistir TV em notebooks, celulares ou até com receptores de bolso. 'O fato de a TV Bahia sair na frente mostra a competência da emissora', pontuou.

TV com alta definição

Antes do evento na Rede Bahia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinou os termos de consignação dos canais digitais para as cinco emissoras da capital baiana. O evento, que aconteceu por volta das 17h30 na sede dos Correios, no bairro da Pituba, reuniu representantes das televisões locais e autoridades, a exemplo do governador Jaques Wagner. Por parte da TV Bahia, o documento foi assinado por dona Arlette Magalhães, que é a sócia-administradora da Rede Bahia de Comunicação.

Arlette Magalhães assina o documento

Emocionada, ela disse que se sentia muito honrada em fazer parte deste novo marco da televisão brasileira. “Saímos na frente de todos. Isso significa que temos a preocupação de oferecer o melhor para os nossos telespectadores. O povo baiano merece”, declarou a viúva do senador Antonio Carlos Magalhães.

O diretor de tecnologia da Rede Bahia, Antonio Paoli, explicou que, na prática, o termo de consignação é um contrato com o governo federal, que cede temporariamente um canal digital com o compromisso de devolução do canal analógico para o período de transição da tecnologia analógica para a digital, que devem ser transmitidas simultaneamente até 29 de junho de 2016. “A partir de agora o relógio foi acionado. As outras emissoras têm o prazo de seis meses para apresentar seus projetos de instalação e depois mais 18 meses para colocar a nova transmissão no ar”, afirmou ele.

Para o presidente da Associação Baiana de Emissoras de Rádio e Televisão (Abart), Fernando Chagas, a chegada da TV digital representa um ganho muito grande aos telespectadores baianos, que, além da qualidade da imagem e do som, serão beneficiados com a mobilidade, que permitirá ao telespectador assistir TV em notebooks, celulares ou até com receptores de bolso. “O fato de a TV Bahia sair na frente mostra  a competência da emissora”, pontuou.