Unidade de saúde de Pernambués é arrombada pela quinta vez em 2018

Segundo a SMS, postos de saúde foram alvos de 18 arrombamentos este ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 11:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Wendel/CORREIO

A Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Humberto Castro Lima, no bairro de Pernambués, em Salvador, foi arrombada no feriado do Natal. Os ladrões tentaram levar um dos compressores do consultório odontológico da unidade, mas não conseguiram.

Ainda não se sabe o que os bandidos levaram desta vez – no último sábado, em mais uma invasão, os ladrões subtraíram um microondas do local. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esta é a quinta vez que a USF foi arrombada este ano - quase um terço do total de arrombamentos em postos de saúde da rede municipal em 2018, que totalizam 18 até aqui.

Ainda de acordo com a SMS, o Boletim de Ocorrência já foi registrado na delegacia do bairro e a gerência da unidade aguarda a perícia da Polícia Civil para retomar os atendimentos.

Procurada, a Polícia Militar informou que não foi acionada para atender a ocorrência.

O posto permaneceu fechado durante toda a manhã para realização da perícia. Funcionários aguardavam do lado de fora quando dona Raimunda Pereira, 48 anos, moradora de Pernambués, chegou passando mal. Reclamando de dores fortes na barriga, ela buscou atendimento na unidade.

Um funcionário, no entanto, disse que o caso da idosa não poderia ser resolvido no local.“Aqui não é emergência, mas se o posto estivesse aberto, daria para a gente aferir a pressão e medir a glicemia dela. O médico poderia avaliá-la numa maca”, declarou o funcionário, sem se identificar. Também moradora do bairro, dona Edite Sabrina Leite, 76, deu de cara com a unidade fechada.“Vim buscar meu remédio. Sinto dores muito fortes nas pernas por causa do reumatismo nos ossos. Mas infelizmente vou para casa sem o medicamento”, lamentou. Para Maria da Glória de Souza, 43, é preciso de ações mais efetivas para garantir mais segurança à unidade. “Porque os mais prejudicados somos nós. Hoje mesmo, viria aqui para uma consulta com o dentista e me deparo, mais uma vez, com o posto fechado por causa desses arrombamentos. Cadê a segurança?”, declarou ela. 

A SMS informou também que já solicitou à PM a intensificação da ronda no entorno do posto devido à vulnerabilidade da região.

No horário de funcionamento, três policiais militares realizam a segurança do local por turno. Em nota, a PM informou que a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pernambués), responsável pela área, irá intensificar imediatamente o policiamento na região, inclusive as rondas noturnas.  (Foto: Bruno Wendel/CORREIO) Depois da unidade de Pernambués, a segunda mais atacada pelos criminosos foi a USF São José de Baixo, no Lobato, com quatro arrombamentos. 

Já o Centro de Saúde José Mariane, em Itapuã, foi alvo três vezes. Também sofreram com arrombamentos a Unidade Básica de Saúde de Barreirinhas, na Estrada das Barreiras, e a Unidade Básica de Saúde Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves, ambas com duas ocorrênicas. Por fim, o Complexo Clementino Fraga, nos Barris, e o Centro de Saúde Mental Osvaldo Camargo, no Rio Vermelho, sofreram um arrombamento cada, de acordo com a SMS.