Urnas são levadas sob forte esquema de segurança para zonas eleitorais

Um total de 62 caminhões transportaram 5 mil urnas rumo aos 647 locais de votação de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 15:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Wendel/CORREIO

Para se chegar até elas, é preciso passar por seguranças e destrancar quatro portas. Em uma das salas do Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, no bairro da Federação, estão guardadas 12 urnas eletrônicas. Elas serão utilizadas no segundo turno das eleições, a partir das 8h deste domingo (28), quando os brasileiros votarão para presidente.

Logo no início da manhã deste sábado (27), 62 caminhões transportaram 5 mil urnas rumo aos 647 locais de votação de Salvador.

Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os caminhões saíram da Central de Apoio Técnico (CAT) do TRE/BA, no Porto Seco de Pirajá, por volta das 7h30, escoltados por policiais militares e seguranças institucionais do TRE. Por medidas de segurança, a rua onde fica a sede do CAT foi interditada.

As urnas eletrônicas chegaram ao Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino por volta das 9h. Duas horas depois, um técnico do TRE chegou ao local, retirou o lacre das 12 urnas e constatou o funcionamento da bateria e leitura de dados dos equipamentos. O procedimento foi feito na presença de outros funcionários do TRE, conforme manda o protocolo. As urnas chegaram embaladas e lacradas (Foto: Bruno Wendel/CORREIO) Depois de testadas, as urnas foram novamente lacradas e empilhadas num fundo de uma sala que, para ter acesso, é preciso é abrir quatro portas, além de passar por seguranças.

Neste domingo, por volta das 6h, as urnas serão ligadas por funcionários do TRE que, antes do processo de votação, imprimem um extrato para atestar que o equipamento não foi utilizado.

Sorteio Para comprovar a transparência nas eleições, às 9h deste sábado foi iniciado o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas no estado durante a realização do 2º turno das eleições. O sorteio aconteceu na Sala de Sessões do TRE-BA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na Sala de Sessões do TRE-BA, aconteceu o sorteio das urnas que serão auditadas (Foto: Bruno Wendel/CORREIO) Dentre as urnas sorteadas, cinco passarão pela auditoria por votação paralela, que ocorre no dia do 2º turno da votação, no auditório do TRE. Serão auditadas urnas de seções de Camaçari, Jaguaquara, Jussara e São Gonçalo dos Campos e Salvador – seção 550 da zona 17 na Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, em Ilha Amarela.  

As outras serão auditadas em suas respectivas seções eleitorais. O trabalho, nesse segundo caso, consistirá na conferência das assinaturas digitais dos sistemas.

As secções estão localizadas nas cidades de Salvador (2), Macaúbas (1), Cruz das Almas (1), Ourolândia (1), São Sebastião do Passé (1), Feira de Santana (1), Valente (1), Conceição do Coité (1) e Canavieiras (1).

“É a forma de demonstrar a capacidade de lisura do processo eleitoral. As urnas eletrônicas não contarão nada além das informações dos candidatos e eleitores. É uma forma de combater a infâmia que se criou contra a Justiça Eleitora por conta das fake news (notícias falsas). O processo eleitoral brasileiro é o mais seguro”, declarou o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, presidente do TRE/BA durante o sorteio.  

O sorteio e os trabalhos de auditoria são acompanhados por juízes eleitorais, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos, coligações e demais interessados no processo de votação brasileiro.

CONFIRA O QUE PODE E NÃO PODE NO DIA:

PODE Permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato; Permitida a divulgação, a partir das 17 horas do horário local, das pesquisas realizadas no dia da eleição referentes aos cargos de Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual e Distrital; Os comércio poderão funcionar, desde que os estabelecimentos que funcionarem neste dia proporcionem efetivas condições para que seus funcionários possam exercer o direito e o dever do voto; Permitido levar uma “cola” com os números dos candidatos para a urna de votação; Permitida a fiscalização do partido ou coligação durante a votação na seção eleitoral.

PROIBIDO Proibido ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto; Proibida, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos; Proibido o uso, por mesários, fiscais partidários e servidores da Justiça Eleitoral, o uso de roupas ou objetos que contenham propaganda por partido, coligação ou candidato; Proibida a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos de propaganda política na internet; Proibido o uso de alto-falantes e amplificadores de som; Proibido a promoção de comício ou carreata; Proibida a boca de urna; Proibido impedir que um eleitor vote; Proibido distribuir qualquer tipo de propaganda eleitoral, como santinhos ou panfletos; Proibido oferecer alimentos ou transporte de eleitores; Proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações de internet.