A indústria automotiva vive de ciclos e as renovações são sempre aguardadas. Normalmente, um automóvel de passeio tem ciclo de sete a oito anos, na metade desse processo há uma atualização e, ao final, o veículo passa por uma renovação completa, a chamada mudança de geração. Para os modelos utilitários, como as picapes, o produto fica em linha por pelo menos dez anos.
O segundo semestre já começou recheado de anúncios e estreias. Por causa da pandemia, a Fiat atrasou para este mês o lançamento da picape Strada, que chegou ao mercado na mesma semana que a Volkswagen apresentou o inédito Nivus, um SUV com estilo coupé. A Land Rover também confirmou a chegada da nova geração do Defender ao país para este mês e até divulgou os preços: de R$ 400.750 a R$ 461.150.
Mas outras novidades estão previstas para acontecer até dezembro. As marcas premium vão importar para o país vários modelos que já estão comercializando no exterior. Mas certamente irão reduzir o volume planejado inicialmente por conta da pandemia e da desvalorização do Real. A Porsche vai começar a oferecer seu primeiro carro elétrico no Brasil, o Taycan. Audi e Mercedes-Benz também vão ter novidades com esse tipo de propulsão, mas vão investir em SUVs, como o e-tron Sportback e o EQC.
As marcas generalistas, que atuam em diversas categorias, também trabalham para oferecer atualizações. A Nissan, por exemplo, continuará produzindo a atual geração do Versa na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, mas o atual sedã será renomeado. Será chamado de V-Drive, pois a empresa japonesa irá importar do México a nova geração do modelo - que futuramente deverá ser produzido na unidade fluminense. O planejamento inicial do novo Versa era para julho, mas haverá uma reprogramação na agenda e a estreia deverá acontecer entre o final deste ano e o começo do próximo.
A Nissan vai importar do México a nova geração do sedã Versa (Fotos: divulgação) |
Já a Peugeot vai deixar de fazer o 208 no Rio de Janeiro para fabricá-lo na Argentina. O hatchback estava programado para chegar às lojas em abril, mas sua estreia foi atrasada. Outro efeito da pandemia. A expectativa é que seu lançamento aconteça em agosto. O veículo foi completamente renovado e deverá dar fôlego à fabricante francesa no país, que atualmente conta com um portfólio reduzido: 2008, 3008 e 5008, esses dois últimos importados da Europa. Outros três modelos são utilitários: Partner, Boxer e Expert.
A Peugeot reprogramou o lançamento do 208 para agosto |
Utilitários esportivos
Outro veículo que está previsto para agosto é o Territory, da Ford. A conectividade é um dos pontos fortes deste novo SUV, que inicialmente será importado da China e na sequência deverá ser produzido em General Pacheco, na Argentina. Com motorização turbo, ele irá concorrer no segmento dominado pelo Jeep Compass.
A Ford vai investir muito em utilitários esportivos e seu próximo lançamento será o Territory |
Além de carregamento sem fio para celular, central multimídia que faz espelhamento remoto e painel de instrumentos digital, o Territory terá um sistema de comunicação em tempo real com modem embarcado conectado ao FordPass que permite ao motorista travar, destravar, dar partida, localizar e obter informações de telemetria do carro remotamente.
O interior do novo SUV, que será importado, foca no espaço e tecnologia |
No mês seguinte, será a vez da Caoa Chery ampliar seu catálogo de veículos com a apresentação do Tiggo 8, seu primeiro modelo de sete lugares. O SUV terá motor 1.6 litro turbo com injeção direta de combustível. Disponível inicialmente apenas em versão a gasolina, irá gerar 186 cv de potência a 5.500 rpm. O torque máximo, de 28 kgfm, é oferecido entre 2 mil rpm e 4 mil rpm. O câmbio será automatizado de duas embreagens e sete velocidades. A expectativa é que custe em torno de R$ 150 mil.
A Caoa Chery vai produzir no Brasil seu primeiro modelo de oito lugares |
A tecnologia também é destaque no Tiggo 8 do quarto SUV da Caoa Chery no país |
Outra alternativa para quem quer levar sete pessoas a bordo é o GLB, modelo inédito da Mercedes-Benz. A expectativa é que o veículo chegue ao mercado brasileiro no último trimestre.
A Mercedes-Benz vai apresentar ainda este ano mais um modelo para sete pessoas no mercado brasileiro |
Performance
Para quem curte station wagon, as famosas peruas, uma novidade da Audi promete agradar quem puder pagar caro. A nova geração da RS 6 Avant utiliza um V8 de 4 litros com dois turbos que desenvolve 600 cv de potência e 81,5 kgfm de torque. O câmbio tem oito marchas e a tração é integral.
A RS 6 Avant une a esportividade com a versatilidade das station wagons |
A BMW anunciou que vai trazer para o país nove unidades do M8 Gran Coupé First Edition, que terá 400 exemplares produzidos para atender todo o mundo. O esportivo conta com um propulsor V8 de 4.4 litros que rende 625 cv e 76,58 kgfm de torque. Com tração integral e transmissão automática de oito velocidades, a velocidade final ultrapassa os 300 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,3 segundos. Chegará em setembro e vai custar
R$ 1.136.950.
Quem tem mais de R$ 1 milhão para comprar um carro já pode reservar esse BMW |
Picapes e derivados
A Chevrolet já mostrou a primeira imagem oficial da S10, picape que foi renovada completamente em 2012 e tem sido ajustada desde então. Além da atualização estética, que deverá ser concentrada na dianteira, o utilitário irá agregar wifi a bordo. O SUV Trailblazer vai acompanhar as atualizações da picape. A previsão é que cheguem às concessionárias em agosto.
Atualizada, a Chevrolet S10 deverá chegar em agosto às concessionárias |
Outra dupla também terá novidades: Hilux e SW4. Os modelos da Toyota já foram apresentados na Ásia e, além da estética renovada, terão atualizações mecânicas. O motor turbodiesel, que tem 2.8 litros, foi recalibrado. O rendimento do propulsor passou de 177 cv de potência para 204 cv, um crescimento de 15,3%. O torque também foi ampliado em 11,1% e chegou aos 50,9 kgfm. A suspensão também foi revisada. De acordo com a Toyota, os amortecedores, buchas e molas foram recalibrados para proporcionar uma melhor condução.
Além da estética atualizada, a Toyota reprogramou o motor da Hilux |
Elétricos
As novidades elétricas para esse segundo semestre são bem atrativas, porém é preciso ter um orçamento bem abrangente. A Porsche confirmou que vai manter o cronograma e lançar o Taycan, seu primeiro modelo nessa categoria, a Audi fez o mesmo com o e-tron Sportback e a Mercedes-Benz com o EQC.
A versão de topo do Porsche Taycan, a Turbo S, pode gerar até 761 cv de potência com overboost e em combinação com o sistema Launch Control. Já o Turbo disponibiliza até 680 cv. O Turbo S acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto o Turbo chega à mesma velocidade em 3,2 segundos. O Turbo S tem uma autonomia de até 412 quilômetros e o Turbo pode rodar até 450 km com uma carga da bateria (de acordo com a norma WLTP, nos dois casos). A velocidade máxima de ambos os modelos, que têm tração nas quatro rodas, é de 260 km/h.
O Taycan, primeiro elétrico da Porsche, estreia este ano no Brasil |
O Audi e-tron Sportback tem o mesmo conjunto propulsor do modelo com carroceria tradicional, mais quadrada, que já está à venda no país e custa a partir de R$ 499.990. São dois motores elétricos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 67,7 kgfm de torque. Por ter torque instantâneo, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos e a velocidade máxima, que é controlada eletronicamente, é de 200 km/h.
A Audi vai oferecer um novo formato ao e-tron ainda este ano |
O EQC, da Mercedes-Benz, utiliza a mesma base do GLC e seus motores elétricos oferecem 408 cv de potência e 77,5 kgfm de torque, enquanto a autonomia pode alcançar 440 km. Já está em pré-venda por R$ 477.900.
A Mercedes também irá concorrer no mercado de veículos elétricos |
Na agenda para 2021
Para o ano que vem são esperados muitos lançamentos, principalmente, no segmento dos utilitários esportivos. A Toyota deverá fabricar o Corolla Cross no interior de São Paulo, a Ford poderá importar o recém-lançado Bronco Sport e a Volkswagen vai produzir o Tarek na Argentina para rivalizar com o Jeep Compass, que vai ganhar um derivado com espaço para sete pessoas.
O Bronco Sport será produzido no México e poderá chegar ao Brasil |
O Corolla Cross deverá ser produzido no Brasil ano que vem |