Vídeo flagra meteorito atingindo a lua durante o eclipse

Momento capturado foi inédito na astronomia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2019 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Um momento, até então, inédito na astronomia foi flagrado por um telescópio espanhol: um meteorito atingindo a face visível da lua durante o último eclipe lunar. O feito aconteceu na chamada Super Lua Vermelha, que ocorreu na madrugada do último domingo (20) para segunda-feira (21). Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: Foi a primeira vez que uma colisão durante um eclipse é filmada. O impacto se passou, no horário da Bahia, 1h21 da manhã.

Astrônomo da Universidade de Huelva, Jose Maria Madiedo publicou, nas redes sociais, as imagens captadas pelo Sistema de Deteção e Análise de Impactos Lunares (Midas), projeto conjunto da instituição e do Instituto de Astrofísica da Andaluzia.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Segundo o especialista, o meteorito se desintegrou no impacto - foi o que gerou o ponto luminoso visto no vídeo. "O mais provável é que a rocha fosse um fragmento de um cometa e não de um asteroide. Nesse caso, a velocidade média do impacto seria de uns 61 mil quilómetros por hora", falou o astrônomo, à revista National Geographic Espanha.

De acordo com Madiedo, o impacto de um meteorito na Lua é completamente diferente na Terra. Isso porque o nosso planeta tem a atmosfera como escudo protetor, desintegrando os corpos celestes antes de atingirem o chão.

"Na Lua não há atmosfera, não há nada que trave uma rocha que entra em rota de colisão. Uma das características dos impactos a grande velocidade é que se produz um flash durante a colisão, resultado da energia que é libertada", comentou.