Vídeo flagra meteorito atingindo a lua durante o eclipse

bazar
23.01.2019, 15:00:00
(Foto: Shutterstock/Reprodução)

Vídeo flagra meteorito atingindo a lua durante o eclipse

Momento capturado foi inédito na astronomia

Um momento, até então, inédito na astronomia foi flagrado por um telescópio espanhol: um meteorito atingindo a face visível da lua durante o último eclipe lunar. O feito aconteceu na chamada Super Lua Vermelha, que ocorreu na madrugada do último domingo (20) para segunda-feira (21). 

Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Foi a primeira vez que uma colisão durante um eclipse é filmada. O impacto se passou, no horário da Bahia, 1h21 da manhã.

Astrônomo da Universidade de Huelva, Jose Maria Madiedo publicou, nas redes sociais, as imagens captadas pelo Sistema de Deteção e Análise de Impactos Lunares (Midas), projeto conjunto da instituição e do Instituto de Astrofísica da Andaluzia.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Segundo o especialista, o meteorito se desintegrou no impacto - foi o que gerou o ponto luminoso visto no vídeo. "O mais provável é que a rocha fosse um fragmento de um cometa e não de um asteroide. Nesse caso, a velocidade média do impacto seria de uns 61 mil quilómetros por hora", falou o astrônomo, à revista National Geographic Espanha.

De acordo com Madiedo, o impacto de um meteorito na Lua é completamente diferente na Terra. Isso porque o nosso planeta tem a atmosfera como escudo protetor, desintegrando os corpos celestes antes de atingirem o chão.

"Na Lua não há atmosfera, não há nada que trave uma rocha que entra em rota de colisão. Uma das características dos impactos a grande velocidade é que se produz um flash durante a colisão, resultado da energia que é libertada", comentou.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronel-joao-sa-recebe-r-2653-mil-do-governo-federal-veja-como-ajudar-tambem/
Pontos de recolhimento de donativos são organizados em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/processo-volta-a-andar-apos-1-ano-e-dancarino-da-new-hit-pode-ser-preso/
Acusado não recorreu de última decisão: 'Processo acabou para ele', diz advogado de vítimas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/passageiro-reage-a-assalto-e-mata-suspeito-dentro-de-brt-do-recife-pe/
Motorista tentou socorrer o assaltante, mas não obteve sucesso
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maisa-e-o-alvo-de-marcelo-tas-no-provocacoes-desta-terca-feira-16/
Ela responde a perguntas sobre temas mais complicados, como as polêmicas com seu patrão, Silvio Santos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronel-joao-sa-pelo-menos-190-casas-serao-demolidas-apos-rompimento-de-barragem/
As residências estão no leito do rio e foram condenadas pelo Ministério de Minas e Energia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-fara-pericia-em-barragens-de-pedro-alexandre-e-coronel-joao-sa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cadeirante-pega-ponga-em-busu-perde-o-controle-e-cai-em-avenida-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/padre-marcelo-rossi-sobre-empurrao-fui-salvo-foi-um-milagre/
Sacerdote foi agredido enquanto presidia uma missa no último domingo (14)
Ler Mais