Vigilantes retomam trabalho, e Ufba terá aulas normais amanhã (9)

As aulas noturnas suspensas desta quarta-feira serão repostas, diz universidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2019 às 23:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga/CORREIO

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) confirmou oficialmente nesta quarta-feira (8) que os campi terão funcionalmente normal a partir da quinta-feira (9). Depois de uma paralisação hoje, os vigilantes já voltam progressivamente ao trabalho já nessa noite, de acordo com a instituição.

Em nota, a Ufba afirma que foi "surpreendida pela paralisação unilateral da prestação de serviços da empresa MAP". Por conta disso, a universidade diz que vai "interpelar formalmente" a prestadora de serviço, já que a paralisação não teria amparo contratual.

Cada unidade afetada pela suspensão das aulas desta noite irá elaborar um calendário para reposição, de modo que não haja prejuízo para os estudantes.

Crise De acordo com os vigilantes, que são terceirizados do Grupo MAP, a Ufba deve cerca de R$ 13 milhões à empresa, o equivalente a três meses de serviço. Os vigilantes, porém, estão recebendo os salários. 

A Ufba está passando por uma grave crise financeira. A instituição terá R$ 55.906.411 milhões a menos para o ano de 2019. Esse novo bloqueio – que pode configurar um corte, se não houver uma mudança até o fim do ano – aconteceu na última sexta-feira (3), justamente quando outras instituições, como o Instituto Federal Baiano (IFbaiano), notaram um bloqueio na casa dos 30% no orçamento de custeio.

Em nota enviada ao CORREIO, a Ufba confirmou a existência da dívida sem comentar, no entanto, qual seria o valor. A instituição também informou que o reitor, João Carlos Salles, está em Brasília "envidando esforços junto ao Ministério de Educação para a liberação de recursos para o pagamento da empresa [MAP]".