Vitória empata com o Ceará e segue sem vencer na Copa do Nordeste

Mesmo em casa, Leão sofreu pressão, mas Ronaldo salvou

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 16 de fevereiro de 2019 às 17:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr. / CORREIO

O Vitória segue sem vencer na Copa do Nordeste. Neste sábado (16), ficou apenas no 1x1 com o Ceará, no Barradão, e aumentou o seu jejum. Agora, são quatro empates em quatro jogos.

O Leão deu sorte ao abrir o placar com apenas oito minutos de jogo, com Edcarlos, de cabeça. Apesar da posse de bola superior, o Ceará só empatou no início da etapa final, com Chico, aos dois minutos.

Apesar do empate, o Leão está na zona de classificação da principal competição que lhe resta após a eliminação da Copa do Brasil, na quarta-feira.

Com quatro pontos, o Vitória aparece em quarto lugar no Grupo A. Foi beneficiado pelo empate do CRB em 0x0 com o ABC e pela derrota do Altos-PI para o Confiança por 1x0, ambos os jogos neste sábado.

O rubro-negro volta  a jogar no domingo (24), às 17h, fora de casa contra a Juazeirense. O duelo é válido pela sexta rodada do Baianão.

O jogo

O Ceará jogou muito à vontade no Barradão. O Vitória deu a bola e tentou achar espaço no erro do adversário. Quando tentava ficar com a posse, o Leão logo errava na saída de bola e a devolvia ao Vozão.

O alvinegro assim teve liberdade para trocar passes e circular a bola pela intermediária do Leão. Natural que, mais cedo ou mais tarde, com tanto volume de jogo, tivesse as principais chances.

Só que, antes mesmo do time cearense gostar do jogo, o Vitória achou um gol. Aos oito minutos, Ruy cobrou escanteio com maestria, na marca do pênalti. Edcarlos, bem posicionado, cabeceou com segurança para o gol. 1x0.

À frente do placar, o Leão se fechou e buscou ainda mais o erro do adversário. Só que a zaga não deu tanta segurança assim, e o Vozão assustou.

Aos 10, Samuel Xavier cruzou da direita e Vítor Feijão cabeceou para defesa de Ronaldo. Aos 15, João Lucas entrou na área pelo lado esquerdo e chutou. A zaga desviou.

Aos 21, Felipe cruzou da direita na direção da segunda trave e Roger, livre, não conseguiu alcançar. Aos 27, Vítor Feijão arriscou de longe com um chute rasteiro no canto e Ronaldo pegou. A bola ainda triscou na trave.

Em resumo, apesar de ter buscado o contra-ataque durante toda a primeira etapa, o Vitória só o encontrou uma vez. Foi aos 37, com Andrigo, que tocou para Ruy. O meia deixou Léo Ceará cara a cara com o goleiro Richard, mas o camisa 9 chutou para fora.

Na etapa final foi a vez do Ceará dar sorte e achar o seu gol. Detalhe: também em jogada de bola aérea. Com dois minutos, Juninho cobrou falta na direção da área e Chico cabeceou da primeira trave. Ronaldo não pegou. 1x1.

Após o empate, a torcida intensificou os pedidos por Neto Baiano, que começaram depois que Léo Ceará perdeu o gol no primeiro tempo. Chamusca atendeu: colocou logo o artilheiro em campo.

Curioso que, quando devia esquentar,  o jogo caiu numa calmaria só. Muita posse de bola por parte do Ceará, mas pouca eficiência ofensiva. O Vitória seguiu esperando por um erro do adversário, que praticamente não veio.

O Leão teve a chance de desempatar. Aos 19, Matheus Rocha cobrou lateral na área, Andrigo disputou a bola e Ruy ficou com ela. Ele cortou para a esquerda e chutou por cima do gol de Richard.

Aos 30, Ronaldo salvou de novo o Vitória, desta vez de maneira incrível. Felipe lançou Roger na área, nas costas de Thales, que cabeceou forte no gol. O goleiro fez a defesa com muito reflexo.

Ao final, segue a agonia do Leão: sem conseguir convencer após a eliminação na Copa do Brasil e em dificuldades na Copa do Nordeste.