Washington F.C.: Compadre Washington tem 10 filhos com 6 mulheres

bazar
12.08.2018, 07:00:00
O Compadre Washington é pai de 10: sabe de nada, inocente! (Foto: Renato Santana)

Washington F.C.: Compadre Washington tem 10 filhos com 6 mulheres

Neste Dia dos Pais, conheça as resenhas do cantor do É O Tchan e de seus 10 filhos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Não tem nada a ver com a capital dos Estados Unidos.  O baba, aqui, é mais ordinário. Compadre Washington é muito mais que uma fábrica de tu tu tu tu pá: ele também é craque em fazer filho. São dez, com seis mulheres. Pelo menos até o fechamento desta reportagem.

Se juntar ele com a prole, dá uma escalação completa. Os nomes saem fácil. O meio de campo só embola na hora das idades. “Ariane... rapaz, Ariane deve ter lá pelos 30. Ricardo deve tá fazendo 20, Luis Felipe deve tá com 17”, comenta ele.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Certeza mesmo só da quantidade. E do último sobrenome: “pode botar tudo dos Santos”. E ele jura que viu passar talquinho em todos.

A primeira veio quando o ícone ainda estava na escola. Aos 20 anos, já amarrava muito tchan por aí. Cantava no grupo União do Samba, onde também tocava o terror - ops, o tamborim. “Foi massa! Comecei cedo, era só curtição, tava no segundo grau. Quando soube que teria uma menina, fiquei muito feliz”, relembra ele, do alto de 56 carnavais.

Compadre Washington Futebol Clube: 10 filhos é gente suficiente pra um time de futebol (Foto: Renato Santana)

Amanda teria 36 anos, segundo ele. Mas essa aí passou por debaixo da cordinha. Ela, na verdade, tem 32. Ela trabalha como atendente de telemarketing, é mãe de Ana Júlia, 8, e está grávida de Théo há sete meses. E releva o esquecimento do pai: “Esse cara é sensacional. Amamos ele do jeito que ele é”.

Depois dela veio Ricardo, que morreu aos 9. “Ele tava brincando e caiu de uma árvore. Teve traumatismo craniano, depois se recuperou. Era muito novo, tomou muitos remédios e acabou infartando”, lamenta Washington.

O terceiro do trenzinho já é exigir demais da memória de Compadre. “Aí você já me complica... depois dele? Fica difícil!” comenta, entre risos.

“tem 36”

Não teve jeito e a lista veio só no sapatinho: Washington Junior, Iramaia, Naiara, Amanda, Tatiane, Lázaro, Ricardo, Luiz Felipe, Alexandre e Ariane. “Quando uma (mulher) tava grávida, tinha outra que também tava. A maioria deles tão tudo na faixa dos 30”, diz.

 “deve ter na faixa dos 32”

A temporada mais agitada da brincadeira da tomada coincidiu com o auge do É o Tchan. Com as muitas viagens, ele aproveitou a solteirice sem precauções. “Eu era meninão, não ligava. Hoje eu paro e penso”, reflete.

“tem 30”

Com a juventude intensa, ele faz valer a máxima de que quem sai aos seus não degenera. O pai de Washington, conhecido como Lídio Muquirana, morreu “aos 70 e poucos, quase 80”, segundo o filho. Antes disso, deu ao guru do Tchan 21 irmãos. “Ele também era mulherengo pra caramba, trabalhava no Hospital das Clínicas, no banco de sangue, e também era músico. Aparecia em casa duas vezes no mês. Era ‘oi, oi, tchau, tchau’”.

 “na faixa dos 30”

Sobre o tempo para conviver com os filhos, ele admite: sempre foi curto. Até hoje. A última vez que conseguiu reunir os 10 foi em 2016, no Dia dos Pais. “Eu não tive muito tempo pra poder criar meus filhos, acompanhar a juventude deles, o crescimento. A maioria foi na época do ‘boom’ do Tchan, eu não parava de viajar. Até hoje eu não tenho muito tempo de ver, a agenda não bate. Mas eles foram muito bem criados pelas mães, são superbem educados, elas fizeram o papel perfeito. Eu, sempre que podia, também estava ali presente”.

“deve ter na faixa dos 30 também”

A filha Iramaia dos Santos, 31, concorda. Porém, garante que o pai, apesar da distância, estava sempre por perto. “A presença física não era tão importante assim. Ele ligava, sempre se mantinha presente”, comenta.

“na faixa dos 30”

Sobre a relação dos irmãos, afirma que eles brigam, mas nada muito sério. Só não deu para tirar a prova dos nove com todos. Tanto ela quanto Compadre se negaram a passar os contatos de outros membros da prole, além de alguns dos que estavam “na faixa dos 30”.

“deve ter lá pelos 30”

Apesar dos 10 filhos, Washington não descarta a possibilidade de esperar mais nove meses para ver o resultado. “Hoje eu sou solteiro, vivo, feliz, trabalho bastante. Agora, assim, pra fazer filho eu penso duas vezes. É muita pensão pra pagar, é dose, viu? Até hoje pago, mas é difícil”, confessa.  

“deve tá fazendo 20”

E por falar em pensão, ao ser questionado pela reportagem sobre a notícia de que teria acumulado quatro meses sem pagar a pensão do filho Luiz Felipe (publicada pelo jornal O Dia), ele nega.

“deve tá com 17”

De acordo com o colunista Leo Dias, o valor total da dívida seria de R$ 3,5 mil e a ex-mulher, Caroline Oliveira Barreto, havia entrado na Justiça.

“é o mais novo, 8 anos”

“Não sei de nada disso. Inclusive, até hoje eu tô aqui. Não fui intimado, não tô preso, não fui nem notificado! Eu não sei de nada. E quem não sabe de nada é inocente”, diz ele, rindo.

*Com orientação do editor Victor Villarpando

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas