Youtuber diz sofrer depressão e faz alerta sobre ‘jogo da baleia azul’

Famosos
18.04.2017, 19:40:00

Youtuber diz sofrer depressão e faz alerta sobre ‘jogo da baleia azul’

Felipe Neto afirma que a doença não deve ser considerada uma frescura
(Foto: Reprodução)

Enquanto a polícia em diferentes estados investiga a ligação entre casos de suicídio e o "jogo da baleia azul", o youtuber Felipe Neto divulgou um desabafo que ele considerou o vídeo mais importante que já fez. O influenciador digital revela que foi diagnosticado com depressão, mas diz que leva uma vida normal, já que faz tratamento para a doença. Ele acha que, para evitar mortes de adolescentes que se envolvem com o jogo, os familiares devem, antes de qualquer coisa, parar de chamar a depressão de "frescura" ou "coisa da sua cabeça".

"A depressão não é uma fase. A depressão é uma doença. Trata-se de um distúrbio cerebral, que pode ser consequência de um desequilíbrio químico no cérebro da pessoa", afirma Felipe na gravação. O jovem ressalta a importância de oferecer apoio a quem apresenta os sintomas e diz que o vídeo tem por objetivo alertar familiares e amigos que não dão a devida atenção a quem está depressivo. O youtuber acredita que o "desafio da baleia azul" é um problema porque atrai as pessoas que sofrem com distúrbios de saúde mental, como a depressão.

"Vocês acham que o jogo da Baleia Azul é o responsável pela morte desses jovens? Eu não gostaria de acreditar que alguém saudável, estável psicologicamente jogue um jogo desse e termine se matando. Então eu acho que o problema aqui não é o jogo. Eu vejo muita gente falando 'porque o jogo matou...cuidado com o seu filho jogando o jogo'. Sim, óbvio, cuidado com o seu filho, óbvio. Mas, cuidado com o seu filho", salienta o youtuber.

Jogo virtual que leva jovens ao suicídio está ligado a mortes no Brasil

"Se você diz 'isso é frescura', 'isso é coisa da tua cabeça', 'precisa tomar um tapa na cara pra acordar' para uma pessoa depressiva, você está empurrando ela mais um passo em direção à depressão profunda, em direção ao suicídio. Você está cientificamente errado. Não é uma questão de opinião", alerta. Felipe diz ainda que o preconceito acaba impedindo que muitas pessoas procurem ajuda.

Ao longo da gravação, Felipe lista uma série de dados sobre sucídio no Brasil e no mundo, além de dar conselhos a seguidores que também passam pelo mesmo problema. "Eu sofro com depressão. É um problema leve, o meu. Não é muito grave. Eu sou diagnosticado e medicado e vivo muito bem a minha vida. Você também pode viver a sua, não importa o grau da sua depressão", acrescenta.

"O mundo precisa enxergar que o suicídio é a consequência de um problema de saúde pública", afirma Felipe. "O mundo não te abandonou. Você apenas não encontrou as pessoas certas para se sentir seguro o suficiente para falar sobre os seus problemas. Encontre essas pessoas. Pode ser o seu pai, pode ser sua mãe, pode ser seu melhor amigo, pode ser sua irmã. Conta o que você está sentindo. Abre o seu coração", sugere o youtuber.

Além de buscar ajuda com um psiquiatra, Felipe recomenda também a terapia. "É ajuda para tudo na sua vida". Para divulgar apoio psicológico, ele colocou na descrição do vídeo um link que lista uma série de associações que oferecem ajuda a pessoas que não podem arcar consultas com psicólogos.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cid-gomes-tem-quadro-clinico-estavel-diz-boletim-medico/
Cid foi baleado durante um protesto de policiais militares no Ceará
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-pipocas-de-saulo-e-anitta-e-novidade-na-barroquinha/
Quadro é apresentado pelo chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-paredao-para-o-trio-o-poeta-e-la-furia-levam-pagodao-a-barra/
Bandas foram umas das últimas a se apresentar na noite desta quinta (20)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-rolou-de-melhor-no-primeiro-dia-do-carnaval/
Muita pipoca, Claudinha de guarda, volta de Brown...
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-usa-look-em-homenagem-as-guardas-municipais-de-salvador/
A loira chegou ao circuito escoltada por uma viatura da Guarda Municipal
Ler Mais