Abará de escola de Salvador vence concurso de receita do MEC; aprenda a fazer

MEC escolheu cinco melhores receitas da rede pública do país

Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 05:43

- Atualizado há 10 meses

O abará de carne moída com aipim, velho conhecido dos alunos da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, em Ilha de Maré, foi uma das cinco melhores receitas da rede pública de ensino do país, uma de cada região, selecionadas em um concurso do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Abará faz sucesso entre alunos (Foto: Divulgação)A responsável pela iguaria, a merendeira Dejanira dos Santos recebeu o prêmio de R$ 5 mil no último dia 28 de janeiro. A receita dela foi uma das 1,4 mil inscritas na gincana. Outras duas escolas municipais da capital - Batista de São Caetano (em São Caetano) e Francisco Leite (em Cajazeiras) - também estiveram entre as pré-selecionadas pelo MEC.

A vencedora contou como foi a criação do abará: “Sempre comemoramos o aniversário dos funcionários aqui na escola. Quando chegou minha vez, uma de nossas colegas, que também é baiana de acarajé, sugeriu utilizar a massa do aipim para fazer um abará diferente, sem o tradicional feijão fradinho. Dei a ideia de trocar o camarão pela carne moída, que é um item que temos em abundância para a merenda”.

Dejanira, que está há 17 anos na escola, disse ainda que ver a receita premiada nacionalmente foi um grande orgulho. “Na escola, os alunos querem comer o abará todo dia. É preciso fazer mais de uma vez por semana, senão os meninos reclamam, de tanto que gostam”, comemorou. A ideia do concurso foi incentivar hábitos alimentares saudáveis entre os alunos.

Ingredientes utilizados• 03 Quilo (kg) de Carne, bovina, acém, moído, cru• 01 Cabeça grande de Alho, cru• 4 Quilo (kg) de Mandioca, crua• 6 Quilo (kg) de Tomate, vermelho, maduro, cru• 6 Quilo (kg) de Cebola, crua• 1 Ramo/maço de Folha de coentro, crua• 2 Quilo (kg) de Pimentão, verde, cru• 400 Mililitro (ml) de Azeite, de dendê• 3 Litro (L) de Água• 100 Mililitro (ml) de Água• 1 Ramo/maço de Folha de coentro, crua• 3 Unidade grande de Cebola, crua• 1 Colher de sopa de Sal, cozinhaModo de preparoTempo de preparo: 02:00        Número de porções: 701º Passo:- Limpar as folhas da bananeira com um pano limpo;- Depois passar as folhas no fogo;- Em seguida corte as folhas em pedaços de aproximadamente (20 cm).2º Passo:- Reservar 03 litros de água.3º Passo:- Descasque o aipim;- Passe o aipim no liquidificador com um pouco de água;- Depois de passado no liquidificador, coar em uma peneira;- Reservar em uma tigela.4º Passo:-Lave a carne moída;5º Passo:-Como temperar a carne:-Corte todos os temperos (tomate, cebola, pimentão e o coentro) bem picados;-Adicione todos os temperos na carne moída e vai mexendo;- Acrescente 200 ml de azeite de dendê;- Coloque para refogar por 20 minutos, sempre mexendo;- Depois retire do fogo e reserve.6º Passo:- Tempero da Massa:- 100 ml de água- 1 Ramo de Coentro- 3 Cebolas- SalModo de Preparo:- Cortar todos os temperos;-Colocar no liquidificador para bater;-Em seguida coloque na massa do aipim e misture bem.8º Passo:- Pegue a massa do aipim bem temperada e misture com a carne moída reservada;- Misture bem com o fogo desligado.9: Passo:-Pegue as folhas já cortadas e coloque uma colher grande de massa e enrole;-Coloque em uma assadeira;- Depois de tudo feito, arrume no cuscuzeiro e leve ao fogo.