salvador

Cenas de Carnaval: Baby do Brasil

Uma voz marcante na história da folia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2019 às 05:00

 - Atualizado há um ano

. Crédito: Sora Maia/24.02.1998/Arquivo CORREIO
. por Arquivo CORREIO

Baby do Brasil é carioca e, se não fosse o sotaque, a maioria das pessoas iria pensar que ela é baiana, afinal, foram muitos anos em Salvador - chegou por aqui em meados da década de 60 - e outros tantos como uma das vozes dos Novos Baianos.  A banda, mesmo depois da saída de Moraes Moreira, em 1975, seguiu como uma das mais celebradas e importantes no encontro de trios da Praça Castro Alves. A ideia de criar um trio da banda surgiu de uma admiração à invenção de Dodô & Osmar.

“Tínhamos um trio que nasceu por causa de Dodô e Osmar. Nós olhamos de baixo e não aguentamos. Primeiro fizemos um bloco com as panelas. Depois conseguimos eu e Paulinho um trio, outro conseguiu a liberação e colocamos o trio na rua”, explicou Baby em entrevista ao Bahia Meio-Dia, em fevereiro. Esse primeiro trio, inclusive, é reivindicado por Paulinho Boca de Cantor, outro ‘novo baiano’, como o primeiro a usar caixas laterais transistorizadas e não o do Traz os Montes, em 1981. 

Outro pioneirismo reivindicado, desta vez por Baby, é de ser a primeira pessoa a cantar num trio elétrico. A história conta que foi Moraes Moreira, em 1976, com o trio elétrico Dodo & Osmar. A cantora contou sua versão.

“Com dois, três anos que a gente tava (no Carnaval), eu tocava surdo, nós chegamos na Praça Castro Alves e o Pepeu puxava na guitarra baiana (imita os acordes de Campeão dos Campeões) e o povo respondia ‘É o Bahia’. Até que chegou um ano que ele não puxava, não puxava, eu peguei o microfone do bumbo e gritei ‘Quem é o campeão dos campeões?’ e todo mundo gritou ‘É o Bahia’ e aí começou o microfone a ser usado. Seu Osmar estava na hora, nós ficamos preocupados porque ele é o paizão do trio e, no ano seguinte, ele assumiu a voz e chamou Moraes para cantar”, explicou. Mais um fato para fortalecer a importância de Baby para o Carnaval.

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae