Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morre historiadora Consuelo Novais Sampaio, cadeira 40 da ALB

A cerimônia de cremação acontece na manhã deste sábado no Cemitério Jardim da Saudade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 21:19

 - Atualizado há 3 anos

Da Redação

A historiadora e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Consuelo Novais Sampaio faleceu nesta sexta-feira (10), segundo confirmou a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Ela lutava contra um câncer.

Ela ocupava a cadeira de número 40 da Academia de Letras da Bahia (ALB).

Consuelo foi diretora do Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon, entre 2003 e 2011. No período, ela coordenou iniciativas para a divulgação da história e memória da Bahia, incluindo o Curso Conversando com sua História e o Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia.

A cerimônia de cremação acontece na manhã deste sábado no Cemitério Jardim da Saudade.

Consuelo Novais Sampaio formou-se em História pela Universidade do Brasil (1958), fez mestrado na Universidade Federal da Bahia (1973) e na The Johns Hopkins University (1979), doutorado na The Johns Hopkins University (1979). Pós-doutora em História do Brasil República pela Universidade da Califórnia, Consuelo Novais Sampaio é autora de livros como “Canudos: Cartas para o Barão”, “Pinto de Aguiar - Audacioso Inovador”, “O Poder Legislativo da Bahia - Primeira República 1889-1930” e “50 Anos de Urbanização: Salvador da Bahia no Século XIX”. Acumulou ao longo de sua trajetória acadêmica uma série de prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos. Em2005, a professora foi vencedora do Prêmio Clarival do Prado Valladares, iniciativa da Organização Odebrecht dedicada a projetos de pesquisa inéditos que tratem de temas referentes à História do Brasil.