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Da Redação
Publicado em 12 de maio de 2021 às 12:09
- Atualizado há 2 anos
A construção dos 5 km e duas estações do tramo 3 do metrô, que vão atender às regiões de Águas Claras e Cajazeiras, está em andamento e a partir do sábado (15) vai provocar uma mudança no acesso de passageiros na Estação Pirajá. 30% do total da obra já foi executada, segundo o governo estadual. >
A Estação Pirajá vai funcionar com apenas uma plataforma a partir do sábado, para poder integrar o trecho que está sendo construído ao sistema. O horário e intervalo dos trens seguirão iguais e as demais estações também não sofrerão mudanças. >
“Os trens vão funcionar na Plataforma 1, tanto para embarque quanto para desembarque, porque nós temos que fazer as obras de continuidade da via permanente e instalar todo o sistema de eletrificação, sinalização e controle de trens”, explica o coordenador de tráfego da CCR Metrô, Rodrigo Oliveira. >
Os usuários terão orientação dentro da unidade, diz. “Utilizaremos equipamentos para ordenar o fluxo, sem o conflito de embarque e desembarque. Investiremos em sinalização visual e sonora e agentes de atendimento. Vai ser uma operação fortemente assistida para minimizar o impacto durante esse período de obras”, acrescenta. >
A empresa também vai manter o chamado "headway" nos horários de pico, que é o intervalo entre os três, de dois minutos e 41 segundos. Para isso, trens reservas estarão à disposição, diz Rodrigo. "Necessitando da colocação de mais trens em operação, o faremos, até para manter o distanciamento social, e não deixar essa taxa de ocupação crescer".>
O novo tramo vai expandir mais a capacidade de atendimento do modal. “Nesses próximos dias já estaremos fazendo as obras de integração do metrô, atualmente em operação, na região de Pirajá, com essas novas obras. E já estaremos preparando também as travessias sobre a BR-324, que serão duas, uma em Pirajá e outra próxima à região de Águas Claras, para que chegue o metrô na estação Águas Claras – Cajazeiras”, diz Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB).>
Ao fim da obra, o metrô de Salvador poderá levar mais de 800 mil pessoas por dia, diz. “A capacidade do metrô é bastante alta, é um modal de alta capacidade de transporte. Com o tramo três acrescentam-se mais duas estações e mais cinco quilômetros, perfazendo um total de 38 quilômetros de metrô e 22 estações ao total, podendo carregar mais de 800 mil passageiros por dia”. >