Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2020 às 16:00
- Atualizado há 2 anos
Na próxima terça-feira (01), às 9h, estarão abertas as inscrições para o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer - SEMTEL, e o Parque Social, entidade formadora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por proporcionar, desde 2014, cerca de 1.200 adolescentes e jovens a oportunidade do primeiro emprego.>
Serão selecionados e contratados 300 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 22 anos e seis meses, que participarão de capacitação teórica, à princípio virtual e posteriormente presencial, além de capacitação prática, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura, na função de Assistente Administrativo.>
Fiscalizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia - SRTE-BA, o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor proporciona aos jovens inserção no mercado de trabalho, respeitando sua condição de pessoa em desenvolvimento, formando mão de obra qualificada e ciente dos seus direitos e deveres.>
As inscrições devem ser feitas no site do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, através do link http://jovemaprendiz.salvador.ba.gov.br. >
De acordo com a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor se constitui em mais uma alternativa no enfrentamento do desemprego, principalmente neste cenário onde a pandemia causada pelo Coronavírus afeta a economia do país, especialmente as pessoas de comunidades socialmente vulneráveis, contribuindo assim com a renda familiar desses jovens."A amplitude deste projeto é muito maior do que podemos imaginar em termos de conquistas para os jovens e em relação aos impactos positivos para a sociedade, se considerarmos questões importantes como a empregabilidade, o aumento da renda familiar, a redução dos indicadores de violência, diminuição da evasão escolar, formação de mão de obra qualificada, formação de redes de relacionamento, dentre tantos outros aspectos", explica Rosário. Foto: Arquivo CORREIO Durante os 17 meses e 10 dias de vigência, período em que são contratados, os aprendizes recebem 1.280 horas de capacitação, com acompanhamento psicossocial, remuneração de meio salário mínimo, férias e demais direitos trabalhistas. A Capacitação será dividida em 3 etapas: >
1° Teórica Intensiva realizada por meio de plataformas virtuais;>
2º Teórica Continuada, desenvolvida na sede do Parque Social durante todo o percurso de aprendizagem;>
3-º Capacitação Prática, realizada nos Órgãos da Prefeitura Municipal do Salvador, com supervisão da instituição e acompanhamento do Parque Social.>
O Processo Seletivo será realizado em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e executadas de forma on-line: >
1º Inscrição; 2° Análise de Documentos; 3° Avaliação Cognitiva: Elaboração de texto em plataforma digital; 4 ° Entrevista Individual por videoconferência;>
No preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato deve anexar os documentos solicitados e após aprovação destes, serão convocados para a Avaliação Cognitiva que o classificará, ou não, para a Entrevista Individual, realizada por psicólogos.>
São pré-requisitos para participar do Projeto: 1- Morar em Salvador; 2 - Ter idade entre 14 e 22 anos e seis meses; 3- Ser aluno de escola da Rede Pública de Ensino; 4 - Estar cursando a partir do 9º ano (fundamental), ou estar no ensino médio ou concluído; 5 - Não ter dependência em nenhuma disciplina; 6 - Ter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sem registro de contratação; 7 - Ter renda familiar comprovada de até meio salário mínimo, por pessoa; 8 - Ter disponibilidade para frequentar as atividades do Projeto no contraturno ao que estiver matriculado em escola pública regular, se ainda estudante;>
Documentos necessários para participação do Processo Seletivo que devem ser anexados no momento da inscrição:>
1. Documento oficial com foto, RG e CPF do candidato (carteira de identidade ou carteira de motorista); 2. Documento oficial com foto, RG e CPF do responsável (carteira de identidade ou carteira de motorista) para os candidatos que possuem menos de 18 anos de idade; 3. Comprovante de Residência (atual); 4. Atestado de Matrícula Escolar do ano vigente ou histórico escolar para o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio; 5. Título de Eleitor ou comprovante de quitação eleitoral (para candidatos a partir de 18 anos); 6. Carteira de Reservista (para candidatos com idade a partir de 18 anos); 7. Termo de Autorização do Responsável Legal (para menores de 18 anos). O documento deve ser impresso e assinado pelo responsável; 8. Comprovante de renda por pessoa do grupo familiar (carteira de trabalho, contracheque ou declaração de autônomo) – solicitado posteriormente para os candidatos classificados; 9. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sem registro de contratação;>
IMPORTANTE: 1. O candidato deverá preparar a documentação previamente (escanear ou fotografar); 2. O tamanho de cada arquivo não deve ultrapassar 3 MB; 3. Os arquivos não podem ter nomes com mais de 50 caracteres; 4. Os documentos devem ser anexados ao item correspondente no Formulário de Inscrição; 5. Os arquivos não podem ter nomes com caracteres especiais (Exemplo: @, #, $, %, etc.); 6. Formatos de arquivos aceitos: '.jpg' , '.jpeg' , '.png' e '.pdf'. >
7. É importante visitar o site http://jovemaprendiz.salvador.ba.gov.br antes do momento da inscrição a fim de que esteja com todos os documentos solicitados em mãos. 8. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (71) 3202-7100 , das 08h30 às 12h e das 13h às 16h30.>