Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
APP criado pelo Município possibilita ao cidadão abrir solicitações sem sair de casa
Da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 15:41
- Atualizado há um ano
Os atendimentos nas dez prefeituras-bairros de Salvador podem ser agendados com hora marcada. A novidade entrou em vigor nesta sexta-feira (22), no mesmo dia em que foi anunciada. A prefeitura também apresentou um novo aplicativo batizado de Fala Salvador Cidadão através do qual é possível solicitar serviços de manutenção na cidade, como poda de árvores e desobstrução de canais, tudo sem sair de casa.
O sistema de hora marcada funciona assim: o cidadão acessa o site horamarcada.salvador.ba.gov.br , faz o cadastro, escolhe o tipo de demanda, e agenda o dia e a hora do atendimento. A pessoa pode escolher ser atendida no primeiro dia útil após o agendamento ou até cinco dias úteis depois. Quem fizer o cadastro nesta sexta-feira, por exemplo, pode escolher ser atendido até a sexta-feira da próxima semana. É possível marcar o atendimento também através do WhatsApp (71) 98392-3927.
Já o APP Fala Salvador Cidadão foi uma forma encontrada pelo município para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura. Antes, para solicitar reparos na iluminação ou reclamar de problemas na coleta de lixo, por exemplo, era preciso ir até uma prefeitura-bairro para formalizar o pedido. Agora, é possível fazer isso sem sair de casa.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, contou que foram colocados a disposição do cidadão no APP Fala Salvador Cidadão os seis serviços mais demandados pela população: tapa buraco, coleta de lixo, reparo na iluminação, limpeza de bueiros/ caixas de sarjeta, poda de árvores, e retirada de cadáver de animais de grande porte.
“Essa é uma nova tendência que a Prefeitura vai seguir a partir de agora, foi por isso que o prefeito Bruno Reis criou a Secretaria de Tecnologia, para que a gente consiga fazer uma revolução com esses serviços e consiga facilitar a vida do cidadão para que ele possa escolher qual o tipo de forma com que ele quer se relacionar com a prefeitura, seja presencialmente ou por canais”, disse.
Desde que as prefeituras-bairro foram criadas, há 7 anos, cerca de 10,7 milhões de atendimento foram realizados nessas unidades.
Mais tecnologia O prefeito Bruno Reis também inaugurou um novo sistema da Previdência Social, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Gestão em parceria com a empresa Agenda Assessoria. O objetivo é simplificar e acelerar os processos, economizando com papel e explorando a tecnologia. Atualmente, existe cerca de mil processos de aposentadoria em tramitação no Município.
Ele aproveitou a oportunidade para testar o sistema, e autorizou a aposentadoria da servidora e ex-secretária de Educação, Joelice Ramos Braga, que se aposentou nesta sexta-feira (22). Outra novidade é a prova de vida que agora poderá ser feita através do celular. A expectativa do Município é que os atendimentos comecem ainda em 2021 através dessa plataforma. O investimento foi de R$ 750 mil.