Salvador entra em estado de atenção por conta da chuva

Previsão é de chuva em Salvador até a próxima sexta-feira (11)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2018 às 17:10

- Atualizado há um ano

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou nesta segunda-feira (7) que a cidade está em estado de atenção após o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) ter notificado o risco de novos deslizamentos na cidade e a previsao de continuidade das chuvas até a próxima sexta-feira (11). Segundo estimativas da Codesal, 42.262 pessoas vivem em áreas de risco na capital baiana.

A partir das condições do tempo, o Cemaden prevê quatro categorias: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Segundo levantamento do Cemaden o acumulado de chuva das últimas 72 horas é de 72 milímetros.

Só nesta segunda, já tinha chovido 25,8 mm em média, em toda a cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas últimas 12 horas, o local onde mais choveu foi o bairro de Tancredo Neves, onde os pluviômetros do Cemaden registraram 36,4 mm. Logo em seguida, vêm Águas Claras e São Caetano, com 32,34 mm e 30,91mm, respectivamente.  (Foto: Gil Santos) A previsão é que o tempo fique instável em todo o litoral da Bahia até o fim da semana, com alguns períodos de abertura para o sol. Mesmo assim, a chuva deve aumentar. Desde o dia 1º, salvador registrou 61,3 mm de chuva. “Isso é apenas 17º do que costuma chover em maio, que é algo em torno de 360 mm”, completa. 

Até as 17h de hoje, a Codesal tinha recebido 110 ocorrências. Foram dois alagamentos de área, 10 alagamentos de imóvel, 43 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 19 ameaças de deslizamento de terra, quatro ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, quatro avaliações de imóveis alagados, três desabamentos de muro, dois desabamentos parciais, 14 deslizamentos de terra, três infiltrações e três orientações técnicas.

O bairro com maior número de chamados foi São Marcos, com 10 solicitações. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.