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Carmen Vasconcelos
Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 13:00
- Atualizado há 2 anos
Sabe aquele canudinho plástico que você usa por no máximo quatro minutos para tomar sua bebida favorita? Ele demora até 200 anos para se decompor e é responsável por 4% de todo o lixo plástico encontrado no mundo. Com a proposta de auxiliar na mudança de postura no uso desse poluente, a Nestlé lançou no final da tarde dessa terça-feira (5/2), num evento realizado no Projeto Tamar de Praia do Forte, a campanha #JogaJunto. A meta é retirar os canudos de plástico das embalagens de Nescau de circulação, substituindo por embalagens com canudos de papel e packs sem canudo algum.>
De acordo com a diretora de bebidas da Nestlé Brasil, Fabiana Fairbanks, a escolha do Projeto Tamar para sediar a primeira ação de sensibilização da marca é justificado pelo fato da organização ser um dos principais projetos sócio ambientais do Brasil e referência em educação ambiental para preservação das tartarugas.>
"Para nós, é uma honra estar ao lado de uma instituição reconhecida e respeitada globalmente e que realiza um trabalho tão importante tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Esperamos que a força de Nescau dê ainda mais energia na batalha do Tamar por essa causa tão nobre”, destacou, ressaltando que meta é que 100% da produção de Nescau, até 2025, tenha substitutos ao canudo plástico.>
Nas próximas semanas, os consumidores encontrarão packs de Nescau Prontinho com o novo canudinho, iniciativa que vai retirar mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado, quantidade que, se colocada em fila, equivale a uma viagem de ida e volta de Salvador (BA) à Aracaju (SE). E isso só no primeiro ano do projeto.>
O processo acontece de forma gradual devido às limitações operacionais, já que não existem fornecedores brasileiros suficientes para produzir em uma escala que atenda à cadeia do produto. Os canudos que integram a iniciativa são de origem coreana.>
“Nossa proposta não se limita a trocar o plástico por papel, mas queremos encontrar outras alternativas que tornem o canudo dispensável ou que possamos produzir de modo que um canudo que seja comestível ou biodegradável, sem poluente algum”, completou Fabiana, que esteve na coletiva realizada em Praia do Forte.>
As novas embalagens não terão custo adicional para os consumidores.>
Como a perspectiva é encontrar soluções conjuntas, a campanha #JogaJunto e a parceria com o Tamar ocorrem em paralelo com o lançamento da plataforma de inovação aberta denominada Henri, em homenagem ao fundador da empresa, Henri Nestlé. Por meio dessa plataforma, empreendedores de todo o mundo poderão propor ideias que tragam mais soluções para a questão dos canudos. Os projetos selecionados terão suporte financeiro e o apoio da Nestlé para o desenvolvimento por meio do site www.nescau.com.br.>
No que diz respeito às ações entre Nestlé e Tamar, ainda estão em processo de ajuste e as organizações não divulgaram valores para o contrato. Para a gerente de comunicação institucional do Projeto Tamar, Nina Marcovaldi, a iniciativa já lança perspectivas muito boas, especialmente por começar com o público infantil. “Nossa experiência com projetos de educação ambiental, como o Tamarzinho, mostra que esse público é extremamente sensível e um multiplicador de conhecimento muito potente, então esperamos poder contribuir com essa campanha que também colabora com nosso próposito de manter o ambiente marinho protegido”, finaliza. >