Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ônibus espacial Discovery retorna à base de lançamento da Nasa

Consertos no sistema de combustível do veículo foram terminados. Último voo está previsto para 24 de fevereiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 09:53

 - Atualizado há 2 anos

Redação CORREIO

O ônibus espacial Discovery retornou ao complexo de lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, segundo nota da agência espacial norte-americana (Nasa) nesta terça-feira (1). O transporte de volta ao local de onde partem os ônibus espaciais começou às 10h58 da segunda-feira e durou sete horas.

Os responsáveis pela missão STS-133, a última do veículo, planejam o voo final para o dia 24 de fevereiro. A tarefa derradeira da Discovery será levar seis astronautas e um robo humanoide à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Inicialmente previsto para decolar em novembro de 2010, o ônibus espacial foi mantido em solo e levado para reparos após uma série de avarias no sistema de combustível.

Ônibus espacial retorna ao complexo de lançamento Centro Espacial Kennedy

Houve também alteração na equipe que será levada até o posto orbital, já que o astronauta Tim Kopra foi substituído por Steve Bowen, após um acidente com bicicleta. A Nasa ainda conta com o retorno do astronauta, caso o lançamento seja novamente adiado.

Outras duas missões devem encerrar o programa de ônibus espaciais da Nasa - que durou quase três décadas - em 2011. A primeira está marcada para 19 de abril, quando a Endeavour fará seu último voo com a missão STS-134. Em junho, a Atlantis deverá ser novamente utilizada para levar a tripulação da STS-135 à ISS, após a agência espacial norte-americana ter anunciado o fim do uso deste ônibus espacial. As informações são do G1.