ACM Neto é reeleito prefeito de Salvador no primeiro turno

Ele derrotou, entre outros, Alice Portugal e Pastor Sargento Isidório

Publicado em 2 de outubro de 2016 às 18:26

- Atualizado há um ano

(Foto: Betto Jr/CORREIO)O prefeito ACM Neto foi reeleito neste domingo (2), confirmando pesquisas que indicavam seu amplo favoritismo na disputa em Salvador. Ele derrotou, entre outros, os candidatos Alice Portugal (PCdoB) e Pastor Sargento Isidório (PDT). Com gestão aprovada pela maioria dos soteropolitanos, Neto teve uma campanha tranquila e esteve à frente o tempo inteiro nos levantamentos de votos.  

Com todas as urnas apurada, Neto teve 73,99% votos válidos. Alice Portugal teve 14,55% e Pastor Sargento Isidório 8,62%. Claudio Silva (PP) ficou com 1,46% , Fábio Nogueira (PSOL) teve 1,04%, Célia Sacramento (PPL) 0,23% e Da Luz (PRTB) aparece com 0,13% dos votos válidos.

Ele comemorou o resultado e postou uma mensagem em suas redes sociais. "Com muita alegria nesse momento quero agradecer de coração a cada um de vocês. Não posso descrever minha emoção, o que estou sentindo nesse momento. Quero dividir com cada pessoa que acreditou na nossa luta, na nossa caminhada, que nos acompanhou nessa campanha, nos ajudou a chegar até aqui. Essa vitória não é minha, essa vitória é do povo de Salvador. Quero que vocês também curtam esse momento", afirmou Neto.

VEJA OS RESULTADOS NA DISPUTA POR VEREADORES

Em entrevista ao CORREIO, Neto falou de suas prioridades para a nova gestão. "De um lado, o desafio é garantir a consolidação do que conquistamos nessas áreas. Do outro, é claro, trazer novidades. Caso eu seja reeleito, não haverá governo de continuísmo. Provavelmente, farei uma reformulação administrativa", disse. "A prefeitura vai apresentar, em caráter emergencial, propostas que possam estimular a economia de Salvador. A ideia é que a cidade possa sair da crise antes das outras capitais".

[[galeria]]

HistóricoAtualmente com 37 anos, ACM Neto foi eleito prefeito de Salvador em 2012, em sua segunda tentativa - em 2008, perdeu ainda no primeiro turno. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele foi líder do DEM na Câmara dos deputados, além de vice-presidente e corregedor da Câmara. 

Seu envolvimento com a política vem desde cedo e de família. Ele é neto de Antônio Carlos Magalhães, falecido em 2007, e sobrinho de Luís Eduardo Magalhães, morto em 1998. Precoce, com 11 anos fundou o grêmio estudantil do Colégio Maristas. Estudou Direito na Ufba e nesta época se filiou ao então PFL, do qual presidiu a ala jovem no estado e no país.

VEJA OS RESULTADOS EM TODA A BAHIA

Em 2002, já formado, ensaiou um passo mais alto. Um dos amigos e colaboradores mais próximos do senador ACM lembra que, naquele ano, o avô queria que, inicialmente, o neto tentasse eleição para a Assembleia. O plano era lançá-lo deputado estadual, cargo que serviria como laboratório de experiência política para o pupilo. Mas Neto foi candidato a deputado federal e surpreendeu com o bom desempenho. Com 400.275 votos, Neto se tornou deputado federal aos 23 anos.Neto foi com as filhas votar (Foto: Betto Jr/CORREIO)Ele se reelegeu deputado nas eleições de 2006. Em 2008, foi candidato à prefeitura de Salvador pela primeira vez, mas não teve votação suficiente para chegar ao segundo turno. 

Em 2010, voltou a ser eleito deputado federal - foi o mais votado da Bahia e o oitavo mais votado no Brasil. Em 2011, ele foi escohido o 6º parlamentar mais influente do Congresso. Em 2012, se candidatou novamente à prefeitura de Salvador. Ele disputou segundo turno com Nelson Pelegrino (PT) e foi eleito com 53% dos votos. CONFIRA TUDO SOBRE AS ELEIÇÕES 2016